#Dendicasa: Manter as crianças ocupadas com Brincantinhos - Santa Tereza Tem
Logo

#Dendicasa: Manter as crianças ocupadas com Brincantinhos

Se para os adultos é difícil enfrentar este período de isolamento, imagina para as crianças, especialmente aquelas menores, que estão sempre ligadas? O Santa Tereza Tem conversou a educadora e moradora de Santê, Luciana Colônia, que entende deste assunto melhor do que ninguém, pois é a criadora da Colônia do Brincar.

No texto abaixo, Luciana faz sugestões simples, os “Brincantinhos – Cantinhos de brincar”, que podem manter os pequenos entretidos,

Brincantinhos

Que tal criar na sua casa vários cantinhos lúdicos, Ricantinhos, para as crianças brincarem e tornar o tempo da quarentena mais produtivo e com possibilidade de criação?

Crie pequenos espaços ou deixe mais acessível aos olhos e as mãos das crianças as opções para eles se divertirem. Coloquem os jogos, papéis e lápis em diversos lugares pela casa. Separe também uma caixa com objetos não estruturados tais como rolinhos de papel, embalagens vazias e outros objetos, que as crianças possam brincar com segurança para criar e inventar.

Tornar o espaço da casa mais rico em possibilidades para brincar é uma atitude, que nós pais devemos favorecer pois a ocupação do próprio tempo deve ser uma iniciativa da criança. Entretanto, para isso ela precisa estar em um ambiente mais rico de possibilidade para criar o seu repertório lúdico e assim se sentir mais protagonista da brincadeira e fazer deste momento um tempo útil e prazeroso para o seu crescimento infantil.

Outra opção bem interessante é realizar um rodízio com os brinquedos estruturados. Separe os brinquedos em várias caixas por temas ou de forma aleatória e entregue a caixa a cada 3 dias para a criança brincar, assim ela terá sempre o fator surpresa para despertar o seu interesse e tornar a brincadeira mais criativa e com vontade de brincar cada vez mais.

Ensinar a criança a lidar com o tempo livre é um exercício que devemos ensinar pois assim ela sentirá gosto por se manter em atividade e por reconhecer em si o seu poder de criar momentos felizes e úteis para a sua vida e para a convivência com os demais.

Anúncios