Wagner Tiso visita Santê - Santa Tereza Tem
Logo

Wagner Tiso visita Santê

O compositor, maestro e pianista Wagner Tiso, uma das figuras mais importantes da música brasileira e do movimento musical Clube da Esquina, está de volta a Belo Horizonte, onde teve início essa história musical, que levou Minas para o mundo.

Wagner Tiso veio comemorar seus 74 anos de vida e 60 de carreira, participar do show de Milton Nascimento e rever os amigos mineiros de longa data.

Wagner Tiso, o violonista Beto Lopes e o guitarrista Ian Guedes em Santa Tereza, no Clubinho da Esquina – Foto: Eliza Peixoto

Em Santa Tereza, fez show no Bar do Museu Clube da Esquina e nesta segunda, dia 16 de dezembro, voltou à esquina da Rua Paraisópolis com Divinópolis, prestigiar a Cantoria na Esquina, idealizada pelo músico da segunda geração do Clube, Gabriel Guedes.

Aqui recebendo os amigos no bar do músico Rai Medrado, Clubinho, que fica na famosa esquina de Santê, ele falou para o Santa Tereza Tem sobre as emoções vividas nesses últimos dias. O maestro comenta que “pra mim é fantástico estar de volta, rever os amigos e sentir que a turma ainda continua junta e produzindo músicas incríveis e fazendo um trabalho maravilhoso. E estar em Santa Tereza é muito bom”.

Sobre o apoteótico show com Milton Nascimento, seu parceiro em diversas composições, o maestro diz que foi emocionante, não só estar com o seu amigo, mas sentir o carinho do público que lotou o Mineirão e revelou que até chorou. “Valeu a pena estar lá no palco. Foi pura emoção”.

Wagner Tiso, – Foto Eliza Peixoto

Comemoração dupla

Agora ele está se preparando para as comemorações do aniversário e dos 60 anos de carreira, que será na quarta-feira, 18, na Taberna dos Tempos Esopo, e que não poderia deixar de ser com música.  A festa contará com diversos músicos no palco, como Beto Guedes, Toninho Horta, Tizumba, Tavinho Moura, Sérgio Santos, Thiago Delegado, os integrantes do lendário grupo Som Imaginário, dentre outros. “Estou empolgado com a animação dos amigos, tem sempre um avisando que vai tocar, cantar. Será uma celebração bonita, com muitos amigos e muita música”.

Um pouco de história

Mineiro da cidade de Três Pontas, a convivência com a música começou cedo, já que sua mãe dava aula de piano. O primeiro instrumento foi o acordeon, fato que o ligou ao ainda menino Milton Nascimento, que também tinha um acordeon. Com o passar do tempo foi conquistado pelo piano. No início dos anos 60, mudou-se para Alfenas onde formou, com Milton com Waltinho, Wilson, Wanderley e Milton Nascimento, o W’s Boys, um conjunto que animaria os bailes da cidade.

 Mudou-se para Belo Horizonte e junto com amigo Milton, montou o grupo Berimbau Trio, época que começou a convivência com os Borges, de Santa Tereza, por meio do Marilton Borges, o primogênito da família, o que deslanchou, pra sorte da música brasileira, no Clube da Esquina.

No fim dos anos 60, mudou para o Rio, onde no início dos anos 70, montou a banda de rock progressivo Som Imaginário, que acompanhou Milton em diversos shows e discos. Um deles foi o Clube da Esquina, em que Tiso tocou órgão e arranjou músicas.  

Em 1974 e de 1975 foi eleito pela crítica especializada o Melhor Arranjador daquele período. Em 1978, lançou o primeiro disco solo, que puxou o fio de uma obra, que inclui mais de 30 álbuns, inúmeras trilhas para o cinema, TV e teatro e centenas de arranjos.

Entre as composições mais conhecidas pelo público estão Coração de Estudante, que foi o hino da campanha das Diretas Já em 80, A Ostra e o Vento, Dona Beija, entre outras.

Conheça as músicas de Wagner Tiso no spotify
(Baseado em informações do Museu da Pessoa)

Serviço:
Wagner Tiso convida – 74 anos de vida, 60 de carreira
Local: Taberna dos Tempos Esopo – Alameda Flamboiant, número 265, Vale do Sereno, Nova Lima
Data: 18 de dezembro
Horário: 18h

Ingressos disponíveis pela internet

Anúncios