Reunião para ampliação da coleta seletiva em Santa Tereza - 7/10 - Santa Tereza Tem
Logo

Reunião para ampliação da coleta seletiva em Santa Tereza – 7/10

Rede Lixo Zero convida moradores para conversar sobre o tema

A coleta seletiva solidária, Rede Lixo Zero Santa Tereza, completa dois anos no dia 18 de outubro e tem como desafio atender a demanda dos moradores para que cubra todas as ruas do bairro, já que apenas 11 vias são contempladas com o serviço.

Mas para fazer essa expansão e atingir todo o bairro, a Rede tem encontrado dificuldades, já que não conta qualquer apoio da prefeitura, que mantem Santa Tereza fora do planejamento da coleta seletiva pública.

Atualmente o serviço, feito pela Coopesol Leste, apenas na segunda-feira e em um roteiro, que beneficia as ruas: Itacolomito, Esmaltina, Buenópolis, Jaspe, Genaro Masci, Pouso Alegre (no intervalo entre rua Anhanguera e rua Gennaro Masci), Salinas (no intervalo entre rua Anhanguera e rua Gennaro Masci), Mármore (intervalo entre a rua Salinas e Paraisópolis), e rua Divinópolis.

Se a Prefeitura não faz, a população faz

Então, para encontrar um caminho para a extensão desde serviço fundamental de recolhimento de resíduos recicláveis, a Rede Lixo Zero,  convida os moradores interessados em participar desta ação, que visa o bem geral. O encontro, para uma discussão e construção coletiva, que poderá resultar em uma cobertura total do bairro, terá a presença de todas as instituições, que integram a Rede para explicar como é feito este trabalho.  A reunião será no dia 07 de outubro, segunda-feira, no Clube Oásis, às 19h.

Sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza

Rota da coleta. Ainda tem muitas ruas a serem incluídas na rota.

A Rede foi formada a partir do desejo da Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO), da Associação Comunitária dos Moradores de Santa Tereza, e de alguns moradores do bairro de tornar Santa Tereza mais limpo e sustentável.

Aí entrou a Cooperativa de catadores Coopesol Leste e o apoio técnico de instituições parceiras (Insea e Oris), permitindo dar início a um projeto piloto de coleta seletiva porta a porta de materiais recicláveis, em outubro de 2017. Em seguida a Spiralixo abriu um ponto de recebimento de resíduos orgânicos na Feira Terra Viva.

Segundo os organizadores da Rede, apesar de ter buscado apoio da Prefeitura e da SLU para arcar com os custos do serviço de coleta seletiva, nada foi alcançado.

Foto Brígida Alvim

Assim, a Rede prosseguiu de forma colaborativa e auto-gestionada, em que os custos operacionais (combustível, pagamento do motorista e dos garis e manutenção do caminhão) são bancados pelos operadores (Coopesol Leste e Spiralixo). Atualmente o projeto não tem como atender, além  das 11 ruas e dos dois condomínios, que fazem parte da rota de coleta.

Apesar do projeto estar tendo barreiras para se expandir, a ideia não. O propósito, continua avançando. É por isto que participar deste encontro é importante, muitas cabeças pensando juntas, é mais fácil encontrar novas alternativas para fazer crescer esta rede de cidadania e sustentabilidade. O meio ambiente e o bairro agradecem.

Serviço
Reunião Rede Lixo Zero e moradores
Data e hora: 7 de outubro, 19h
Local: Oásis Clube, Rua Salinas, 1993

Anúncios