Padre Márcio despede-se de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Padre Márcio despede-se de Santa Tereza

Transferido para Contagem, padre Márcio celebra sua última missa aqui no dia 11/08

Em outubro de 2012, chegava a Santa Tereza um jovem padre, Márcio Ribeiro de Souza, como administrador paroquial da Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha.

Ordenado havia apenas três anos aqui seria a sua terceira experiência paroquial. Com a força da juventude e muita garra arregaçou as mangas da batina e encarou o desafio de dirigir mais uma Paróquia. Aos poucos foi conquistando a confiança da comunidade e, não demorou muito, estava bem entrosado entre todos os seus paroquianos.

Com novas ideias abriu a igreja para a arte, impulsionou a cultura popular, renovou o movimento das pastorais, recuperou antigas tradições, abraçou nossa comunidade e ganhou o carinho e o respeito dos santaterezenses, mesmo daqueles que se dizem ateus.

Como exemplos de disso citamos o estímulo à Folia de Reis, às quermesses e festas juninas, à confecção de tapetes de serragem no Corpus Christie. Outra inovação foi a realização de cerimônias religiosas fora da igreja, como o Domingo de Ramos na Praça José Persilva, Missa na Praça Duque de Caxias, Benção dos animais, Caminhada pela Paz, procissões, criação da Casa de Francisco (local que acolhe irmãos em situação de rua), entre outras iniciativas.

A arte da música, como diz ele, “é um dom divino” e, como tal, teve caminho aberto na igreja, com a apresentação de corais, orquestras, recitais dos músicos Gabriel Guedes, Tom de Minas, Rubinho do Vale para crianças, teatro, entre outros. Isso sem falar nos bailes e festas beneficentes realizadas no Salão Paroquial.

Mas como tudo na vida tem princípio, meio e fim, chegou a hora de levar sua força e experiência para outros lugares. Convocado pelo arcebispo D. Walmor, o padre Márcio vai enfrentar novos desafios em outras paragens, mais precisamente em Contagem, na paróquia São Gonçalo, no centro de Contagem.

Então, no dia 11 de agosto, domingo, às 19h, ele celebra a última missa como pároco de Santa Tereza.

Antes, no dia 8, quinta-feira, ele comemora, em cerimônia religiosa, também às 19h, seus 10 anos de ordenação sacerdotal.

A despedida

Em prosa com essa repórter do Santa Tereza Tem, padre Márcio falou sobre sua experiência no bairro e os novos desafios que vai enfrentar.

Segundo ele, o bairro tem características próprias, como o aspecto interiorano dentro de Belo Horizonte. A Praça, a hospitalidade dos moradores, o fato de ser voltado à cultura, as várias opções de bares, restaurantes e espaços alternativos, logo despertaram minha atenção.

São tantas características, que fica difícil encontrar palavras para expressar como a gente se sente aqui. Destaco a hospitalidade e a acolhida que recebi das pessoas em suas casas. Essa proximidade me permitiu estabelecer conexões, contatos e agregar pessoas. É algo que também deixou a sua marca em mim.

Sobre a Paróquia e o trabalho

 Ao iniciar o ministério pastoral aqui, a Paróquia vivia uma fase de transição de ter sido conduzida, durante muitos anos pelos religiosos Crúzios, ou seja, da Ordem de Santa Cruz, para ser dirigida por padres diocesanos, diretamente ligados à arquidiocese de Belo Horizonte.

Concretizar esta transição foi um de seus desafios, assim como organizar a dinâmica pastoral e ter a sensibilidade de perceber o que era necessário ser feito, o seu tempo de fazer e a resposta que tínhamos a oferecer. Mas conseguimos avançar na espiritualidade, na celebração litúrgica, no envolvimento das pessoas, e na criação de alguns movimentos, como o Encontro de Casais com Cristo e Encontro de Jovens com Cristo, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde.

Várias pastorais da paróquia, que estavam desestruturadas ou paralisadas, receberam atenção e se desenvolveram atuando mais junto à comunidade.

Apesar de algumas coisas terem ficado a desejar, devido a várias razões e limites, em outras conseguimos dar passos significativos na vida da Paróquia, principalmente estreitar laços e agregar pessoas”.

Restauração da igreja

“A restauração da igreja era um dos meus vários objetivos. Mas, diante da complexidade do processo de restauração, não conseguimos avançar. O tamanho da igreja e sua importância histórica exigem cuidados com os projetos para que reforma aconteça. Uma reforma desse porte não se resume apenas à pintura ou a um projeto arquitetônico.

Envolve vários outros projetos como o elétrico, o hidráulico, o acústico, o do telhado, de combate a incêndio também algumas questões estruturais que estão na pauta. Alguns escritórios de arquitetura já apresentaram propostas que deverão ser analisadas. E será necessário também o projeto de engajamento das pessoas para angariar os fundos necessários à sua realização”. 

Padre Márcio om as imagens da padroeiras ao fundo. Elas foram restauradas.

A saída

Demonstrando uma saudade antecipada, padre Márcio observa que “a transferência de Paróquia, pessoalmente, mexeu muito comigo. Afinal foram sete anos aqui. Foi preciso ultrapassar a dimensão humana e alinhar o chamado com a espiritualidade missionária.

Por outro lado, precisei pensar em uma nova realidade a ser vivida, pois irei para a Paróquia São Gonçalo, no Centro de Contagem, que atende quatro comunidades da cidade vizinha a Belo Horizonte. Uma situação totalmente diferente da vivenciada em Santa Tereza. Isto sem falar de encontrar com novas pessoas, outras vivências, novos desafios. Era preciso abrir o coração para viver o novo.

Deixo meu abraço e carinho para todos, especialmente àqueles com quem tive a oportunidade de conviver esses anos todos e às pessoas do bairro com quem pude criar laços afetivos. Não esquecerei ninguém e peço as orações de todos para me ajudar na nova missão.

Padre Márcio deixa no abaixo uma mensagem de agradecimento pelo tempo vivido por aqui

O Santa Tereza Tem acredita que pode dizer, em nome de todos os paroquianos de Santa Tereza e Santa Terezinha, um forte muito obrigado ao padre Márcio, e desejar a ele, no novo desafio, tanto sucesso quanto teve aqui. Um forte abraço, padre Márcio!

Novo pároco

Padre Célio Domingos Xavier, transferido por sua vez, da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima é o novo pároco nomeado para a Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha. A missa de início do seu ministério pastoral será no dia 18 de agosto, 9h.

Seja bem vindo padre Célio!

Anúncios