Moradores se mobilizam em defesa da ADE - Santa Tereza Tem
Logo

Moradores se mobilizam em defesa da ADE

Moradores se mobilizam em defesa da ADE – Área de Diretrizes Especiais

Texto: Marco Antonio Vale (jornalista e morador do bairro)

Com grande participação da comunidade, a ACBST (Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza) realizou assembleia na noite de quinta-feira, 04.04.2019. O objetivo foi debater a ADE e os constantes ataques que pessoas mal informadas, ou até mal-intencionadas (em busca de lucros, às nossas custas) fazem contra nossa ADE.

ADE, como quase todos sabem, é a Área de Diretrizes Especiais, uma Lei que garante a qualidade de vida no bairro, barrando a construção de torres residenciais e a abertura de grandes empreendimentos comerciais. E porque barrar essas construções e esses grandes empreendimentos?

– A resposta é simples: porque nossas ruas são estreitas e qualquer aumento de tráfego vai criar congestionamentos imensos, além de trazer mais poluição e de estragar nosso conjunto arquitetônico – formado basicamente por casas.   

A Assembleia, que contou com a presença de cerca de 80 pessoas, foi especialmente para discutir formas de garantir a preservação da ADE e, portanto, nosso modo de vida. Os maiores riscos que a ADE está correndo vêm de emendas traiçoeiras no Plano Diretor e também da Operação Urbana Consorciada.

A moradora do bairro, arquiteta urbanista, professora universitária e integrante do Movimento Salve Santa Tereza, Dra. Karine Carneiro fez uma explanação sobre o que é o Plano Diretor e a Operação Urbana Consorciada.

Karine Carneiro faz exposição sobre o que é o Plano Diretor, a Operação Urbana Consorciada e suas consequência para Santa Tereza

Esses assuntos são poucos divulgados pelo Poder Público justamente para que a população não fique sabendo de seus direitos e não os defenda dos predadores que volta e meia aparecem. (Mais tarde faremos uma matéria especial sobre estes dois assuntos. Aguardem.)

Segundo a Dra. Karine, “a ADE seria como uma cobertura de plástico. Se se faz um furo nesse plástico, a tendência é que ele continue rasgando e deixando a descoberto o objeto que deveria ser protegido, no caso, nosso bairro. Então a descaracterização da ADE (“o furo inicial”) permitirá que outros aproveitadores possam reivindicar construções maiores que as permitidas. Um precedente, que coloca em risco toda a proteção do bairro”.

As emendas que atualmente estão propostas no Plano Diretor, os “furos”, como definiu Karine são:


1- Acréscimo da subemenda 50 à emenda 146 (apresentada pelo vereador Leo Burguês), que pede alteração no anexo 13 (grupo de usos não residenciais que limitação de área) para liberar tamanho ilimitado para drogarias, produtos para animais, cosméticos. Atualmente a área permitida é de 300m2.


2 – Substitutivo enviado pela Prefeitura à Câmara, que retira a proibição de instalação de antenas de celulares no bairro Santa Tereza.

Matérias Relacionadas
Projeto de Lei quebra a ADE

Audiência Pública tem pareceres contrários ao PL 522/2018V

Emenda ao Plano Diretor ameaça ADE de Santa Tereza

Anúncios