A semana anterior ao carnaval, de acordo com o Movimento Salve Santa Tereza, que encabeçou a retomada do Mercado pela comunidade, foi de importantes definições e ações pela reabertura e ocupação comunitária do local.
Na terça-feira, do 30/01, foi realizada reunião aberta ao público, envolvendo a rede de coletivos e instituições parceiras, para apresentação e discussão sobre o Plano de Negócios, que foi desenvolvido em conjunto e com consultoria do Sebrae-MG ao longo do último ano, como prévia para entrega dos documentos ao prefeito.
Na sexta-feira, 2/2, prazo definido pela prefeitura, foi protocolado o plano de negócios e viabilidade da ocupação do Mercado de Santa Tereza, por meio da proposta Mercado Vivo + Verde, incluindo levantamento de custos e receitas desde a reforma de instalação até a manutenção do espaço em funcionamento. Junto à entrega, o coletivo solicitou uma reunião com o prefeito, para entregar diretamente a ele o o projeto desenvolvido, cumprindo o desafio que nos foi proposto pelo Kalil, no ano passado.
A intenção é, a partir da cessão de uso pela PBH, promover a ocupação do espaço com diversidade proposta pelo projeto: artes, música, circo e gastronomia, com ênfase no abastecimento pela produção e comercialização agroecológica, a agricultura familiar e o artesanato local, com gestão coletiva e participativa. Um espaço de convivência, de formação e de fomento econômico, social e cultural, para o bairro e para a cidade.
Se você quiser conhecer melhor sobre o projeto e saber como dele participar ir à Assembleia, neste dia 19, é o caminho inicial.
Serviço
Assembleia geral sobre o Mercado Distrital de Santa Tereza
Local: Espaço da Rede Terra Viva – Rua Pouso Alegre, 1911 – próximo ao Hospital São Camilo
Horário: 19h
Data: 19 de fevereiro, segunda-feira