Creche em Santa Tereza preza o espírito colaborativo - Santa Tereza Tem
Logo

Creche em Santa Tereza preza o espírito colaborativo

Creche em Santa Tereza preza o espírito colaborativo entre as crianças, pais e comunidade

Letícia Assis

Um lugar de aprendizado, de cooperação, onde todo mundo coloca a “mão na massa” e ajuda a seguir em frente, assim é o Núcleo Infantil Maria Cândida Correa, situado à Rua Professor Raimundo Nonato, 220, em Santa Tereza. Com o foco no atendimento às pessoas carentes, o Núcleo Infantil funciona, há 16 anos, no imóvel da Fundação Espírita Maria Cândida Correa, uma construção de 1953, que sempre foi um local de apoio para quem necessita de ajuda.

Núcleo Infantil Maria Cândida Correa

A coordenadora pedagógica da creche, Dilene Maria da Silva, ao contar a história da Fundação e do Núcleo, detalha as finalidades que o local já teve. “Aqui sempre foi um lugar de auxiliar aos carentes. No começo o espaço acolhia as mães “solteiras”, que, na época, sofriam com a discriminação e não tinha com quem deixar os filhos para trabalhar e ter seu sustento”, explica a coordenadora. Além de abrigar as mães solteiras, no espaço também já funcionou um asilo e a antiga FEBEM (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor).

Com capacidade para 130 crianças, o Núcleo Infantil Maria Cândida Côrrea conta com 16 funcionários, atendendo crianças na faixa etária de 1 ano e 4 meses a 5 anos e 8 meses, em horário integral, das 07h30 às 16h30.  Além desta creche a Fundação mantém outra,  no bairro Salgado Filho, onde também, aos sábado é distribuído um sopão para a comunidade carente do entorno, fazem doação de  cesta básica, enxoval para as mães que necessitam, além de também fazerem um trabalho de evangelização.  Segundo Dilene, “as vagas são disponibilizadas para todas as crianças, com prioridade para aquelas com risco social, renda baixa, filhos de pais menores de idade, filhos de presidiários, filhos de funcionários, e demanda do conselho tutelar”.

Marta Ana Cardoso e Dilene Maria da Silva

Mesmo sendo um espaço mantido pela Fundação Espírita, a educação religiosa não se mistura com a infantil. Além do ensino formal é passado às crianças os valores morais, necessários para convívio saudável entre todos da sociedade e o meio ambiente. “Temos o projeto Valores que acontece as quinta-feiras, onde são ensinados os valores morais e éticos, elementos formadores do comportamento social, necessários para uma convivência pacífica, justa e respeitosa, nada doutrinado. As reuniões espiritas, abertas ao público, são às quintas e domingos, a noite”, explica Dilene.

Projetos colaborativos

O que mais chama a atenção no Núcleo Infantil Maria Cândida Côrrea, são as diferentes tarefas desenvolvidas para ajudar a custear as despesas e ao mesmo tempo ensinar às crianças o espírito colaborativo.  A creche é conveniada com a prefeitura de Belo Horizonte, que arca com 70% dos custos.  O restante é de responsabilidade da instituição mantenedora. Para supri-lo  são feitas diversas ações, como a coleta do óleo de cozinha usado, em bom estado, da comunidade do entorno da creche. Esse óleo de cozinha é utilizado na troca por produtos de limpeza, como detergente, vassoura, rodo, pano de chão e sabão, com uma empresa especializada em reaproveitamento do material recolhido.

Também  invés de trocarem o óleo usado por produtos de limpeza, a própria instituição,  junto com as crianças, pretende produzir sabão para vender para a comunidade e  os pais. Uma forma diferente e divertida de aprender, já que enquanto produzem o sabão, ensinam às crianças as diferentes formas geométricas e a importância do reaproveitamento e da reciclagem dos materiais , para não prejudicar o meio ambiente.

A hortinha no quintal da casa ajuda na alimentação. As hortaliças, como alface, couve, salsinha, cebolinha, quiabo, alecrim e mais um monte de delícias são cultivadas pelas crianças,  aprendendo como cuidar da natureza e aproveita-la na culinária, explica a coordenadora administrativa Marta Ana Cardoso.

As crianças também colaboram com outro projeto interessante e que está em implantação. A produção de temperos caseiros para vender para os pais, para a comunidade e ser mais uma fonte de renda, é feito com a participação das crianças e acompanhamento da professora Celma Lima Madureira, educadora do segundo período. Também para arrecadação de recursos financeiros é promovido um de bazar de roupas doadas.

Como ajudar

Para colaborar com o Núcleo, quem quiser pode doar material de limpeza, roupas usadas, brinquedos, material escolar, fraldas, roupinhas de bebês, já que os gastos são altos para manter o espaço.

Se você achou essa iniciativa legal e puder ajudar o Núcleo Infantil Maria Cândida Corrêa, saiba que sua ajuda fará diferença. Pratique o desapego, confira o que já não é importante para você e que pode ser passado pra frente, para quem precisa. Aquele brinquedo que já perdeu a graça pra seu filho, pode trazer a graça para uma criança, e aquele agasalho que já não “cai” tão bem em você, pode ficar ótimo em outra pessoa. Outra coisa é o óleo usado, que você vai jogar fora. Coloque em uma garrafa e doe para a instituição. Para quem quiser dar uma força, basta entrar em contato pelo telefone 3463-7145.

Anúncios