A série Horla, concebida e dirigida por Claúdio Costa Val (da Escola Livre de Cinema e Tatanka Filmes), estreia na web. Os 7 episódios da primeira temporada serão lançados um a um, sempre às segundas-feiras, às 22h, a partir de 19 de junho. Um ótimo programa para quem curte séries com muita ação, drama e suspense. Para assistir, basta acessar e seguir o canal “Série Horla”, no Youtube, disponível gratuitamente na internet.
Horla é livremente inspirada no conto “O Horla” (“Le Horla”), do francês Guy de Maupassant (1850-1893), que teve a primeira edição publicada em 1887. A adaptação do texto, desprendida do enredo original, é contextualizada num futuro distópico, onde organização política, governos soberanos, relações diplomáticas, produção industrial e manufaturada já não existem. A humanidade divide-se em grupos, que lutam para sobreviver aos ataques de uma espécie devastadora e invisível – os horlas.
Da escrita até o lançamento foram dois anos de trabalho de uma produção independente que envolveu 66 pessoas – 36 no elenco e 30 na parte técnica. A filmagem começou em julho de 2015 e teve como locação principal as ruas do bairro Santa Tereza, o Parque Mangabeiras e os distritos de Nova Lima e São Sebastião das Águas Claras (Macacos). A pré-estreia foi feita em dezembro de 2016, no MIS Cine Santa Tereza.
“Quem assistir vai se surpreender, porque é uma série totalmente independente e inteiramente gravada em Belo Horizonte e arredores. O elenco também é 100% daqui, o que prova a capacidade local de produzir filmes e séries com qualidade”, diz Cláudio Costa Val.
Mesmo quem assistiu à pré-estreia de Horla, no MIS Cine Santa Tereza, terá surpresas. Pois, de lá pra cá, a equipe aproveitou para aprimorar o material. Cláudio conta que no processo de lapidação teve tanto episódios com poucas mudanças, quanto outros que mudaram radicalmente. O episódio 4, como ele descreve, foi todo reeditado, durante dois meses.
E, agora, Cláudio avalia: “Está tudo mais redondo, mais legal. Fiquei muito feliz com o resultado, que apesar de algumas limitações por falta de recursos, está muito digno, com boas narrativas, interpretações, montagem, trilha, etc. Convido todo mundo a conferir, no canal Série Horla” do Youtube!”
Acesse os canais:
Matéria relacionadas
Série Horla lançada no MIS Cine Santa Tereza
Rua de Santa Tereza é palco de filmagem