Resgate da tradição de tapetes decorados - Santa Tereza Tem
Logo

Resgate da tradição de tapetes decorados

Resgate da tradição de tapetes decorados na celebração de Corpus Christi, em Santa Tereza

Pelo segundo ano consecutivo, a Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha relembra tradição da confecção de tapetes coloridos, que adornam as ruas durante a celebração da procissão de Corpus Christi. Tradição esta esquecida nas grandes cidades, mas que se mantém há séculos no interior de Minas Gerais, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina, entre outros locais. Este costume da religiosidade popular foi  retratado com maestria pelos compositores Fernando Brant e Tavinho Moura e  imortalizada na voz de Milton Nascimento.

Tintura da serragem por voluntários

Segundo Padre Márcio Ribeiro de Sousa, pároco da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, que vem resgatando algumas tradições da religiosidade mineira, que já existiu no bairro,  a preparação do material para fazer os tapetes começou na quinta-feira e prossegue até hoje, sábado, 10 de junho. O trabalho é feito por um grupo de voluntários.  Na quinta-feira, 15, no dia de Corpus Christi, a partir das 8h, começa a confecção dos tapetes na Praça Duque de Caxias. Neste dia também haverá a Campanha do Agasalho, para arrecadar cobertores e roupas de frio, que serão distribuídas entre a população carente.  Normalmente, nas cidades do interior os tapetes cobrem os paralelepípedos das ruas, mas no caso de Santa Tereza, devido ao trânsito, a decoração ficará restrita à Praça, por onde a procissão passará.

Montagem dos tapetes na Praça em 2016

O material utilizado é areia, serragem colorida, tampinhas de garrafas e folhas. No mais é a criatividade dos fiéis, que colocam a mão na massa e fazem a decoração com desenhos.  Mas a criatividade é o principal ingrediente daqueles que se esmeram para enfeitar o caminho por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Padre Márcio Ribeiro explica que a procissão, a festa de Corpus Christi, se torna também uma manifestação pública de fé na Eucaristia. No caso dos tapetes é uma demonstração da fé por meio da arte que reúne a criatividade e o esforço dos voluntários que preparam o caminho para Jesus passar.

Quem quiser participar é só chegar e colocar a criatividade para agir. Hoje, sábado, será a partir das 14h, no salão paroquial.

 

Corpus Christi em 2016

Programa da celebração de Corpus Christi em Santa Tereza

15 de junho | quinta-feira

8h às 16h – Produção dos tapetes de serragem na Praça Duque de Caxias (Os voluntários estarão recebendo também doação de cobertores e agasalhos, que serão distribuídos entre a população carente do bairro.

 15h – Exposição do Santíssimo e Oração do Terço da Misericórdia

 17 h – Missa em seguida a procissão

Trajeto da procissão: Ruas Mármore, Quimberlita, Tenente Vitorino, Praça Duque de Caxias.  Para resgatar ainda mais a tradição, quem quiser no trajeto da procissão pode enfeitar as janelas das casas com flores e toalhas coloridas.

Paixão e fé

Já bate o sino, bate na catedral
E o som penetra todos os portais
A igreja está chamando seus fiéis
Para rezar por seu Senhor
Para cantar a ressureição

E sai o povo pelas ruas a cobrir
De areia e flores as pedras do chão
Nas varandas vejo as moças e os lençóis
Enquanto passa a procissão
Louvando as coisas da fé

Velejar, velejei
No mar do Senhor
Lá eu vi a fé e a paixão
Lá eu vi a agonia da barca dos homens

Já bate o sino, bate no coração
E o povo põe de lado a sua dor
Pelas ruas capistranas de toda cor
Esquece a sua paixão
Para viver a do Senhor

 

 

Anúncios