Violonista ministrará oficina gratuita “Fazendo Música”, no dia 16 de maio, às 19h, na Fundação de Educação Artística (FEA)
Por meio do projeto “A música de Gilvan de Oliveira – Songbook“, o violonista, que completa 50 anos de carreira, vai ministrar a oficina gratuita “Fazendo Música”, no próximo dia 16, às 19h, na sala Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística (FEA), rua Gonçalves Dias, 320, Bairro Funcionários.
O projeto, que inclui o songbook e a oficina, foi selecionado para receber o patrocínio do Natura Musical no edital dedicado ao estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.
De acordo com Gilvan de Oliveira, a oficina aborda o “fazer-música”: criar , arranjar, harmonizar, improvisar, tocar em grupo, utilizando uma metodologia fundamentada a partir da experiência profissional, estudo e pesquisa sobre compositores, obras, estilos, gêneros e ritmos da música brasileira e universal, tendo por base “ A Música de Gilvan de Oliveira – Songbook”, obras de grandes mestres do “nosso cancioneiro” e da música universal. Além do violonista, a oficina terá participação dos músicos Breno Mendonça (sax), Felipe Moreira (teclados), Ivan Corrêa (baixo) e Serginho Silva (bateria e percussão).
Serão disponibilizadas 190 vagas no próprio dia do evento. A inscrição será feita por ordem de chegada.
Songbook
Com 236 páginas, a “Música de Gilvan de Oliveira – Songbook” contém 33 partituras direcionadas para instrumentos em dó, si bemol, mi bemol e clave de fá, além de um CD duplo com 35 faixas. Algumas canções são acompanhadas por dedicatórias feitas aos amigos e mestres inspiradores do violonista, como Milton Nascimento, Tom Jobim, Dominguinhos, Toninho Horta e o baterista EsdraNenem Ferreira, além de familiares.
O trabalho é dedicado à memória de Fernando Brant (1946-2015) que, juntamente com Gilvan de Oliveira, compôs diversas canções como “Amanhecer“, “Acalento”, ”O Beco” e “Nossa cidade”. Todas elas integram o songbook. “Homenagear nossos notáveis é uma forma de gratidão. Letrista genial, Fernando era meu amigo e se destacava pela humildade e generosidade”, ressalta o violonista.
A obra, cuja edição é trilíngue, foi escrita em português, espanhol e inglês. “Isso possibilita que o songbook se espalhe pelo mundo com o passar do tempo”, enfatiza Oliveira.
Serviço
Gilvan de Oliveira ministra oficina gratuita “Fazendo Música”
Data: 16 de maio
Horário: 19h
Local: sala Sérgio Magnani da Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320, Bairro Funcionários)
Entrada: gratuita. Serão disponibilizadas 190 vagas no próprio dia do evento. A inscrição será feita por ordem de chegada.