Google homenageia criadora do "orelhão" - Santa Tereza Tem
Logo

Google homenageia criadora do “orelhão”

Google homenageia criadora do “orelhão”, Chu Ming Silveira, com o doodle de hoje

Você sabia que o formato do famoso “Orelhão”, telefone público, que antes da chegada do celular facilitou a vida de milhões de brasileiros, foi criado por uma mulher sino-brasileira, a designer Chu Ming Silveira?  E pela importância social e em termos de design  de sua criação, o Google Brasil publica, hoje, um doodle na sua página inicial, em homenagem a ela, que completaria 76 anos, no dia 04 de abril.

Chu Ming Silveira, arquiteta e designer, nasceu em Xangai e veio para o Brasil aos 10 anos.  Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na FAU-Mackenzie, em São Paulo, no ano de 1964.  Em 1966, começou a trabalhar na Companhia Telefônica Brasileira (CTB), em São Paulo, realizando anteprojetos, supervisão e coordenação do desenvolvimento dos projetos de Centrais Telefônicas e Postos de Serviço, além de acompanhamento de obras.

Apelidado de “telefone capacete” pelo poeta mineiro, Carlos Drummond Andrade, na  crônica “Amenidades da Rua”, publicada no Jornal do Brasil, o orelhão foi criado pela arquiteta para, por meio do design solucionar a falta de acústica e proteger os usuários das intempéries. Assim, ela inspirou-se  na forma de um ovo, que oferece uma excelente acústica, além de segundo a ela, ser um abrigo do sol escaldante e das chuvas torrenciais do Brasil.

O projeto de Chu Ming tornou-se um ícone do design, teve reconhecimento expressivo na mídia, popularizou-se em todo o território brasileiro e foi exportado para diversos países. Atualmente existem mais de 52.000 orelhões no Brasil e adaptações de projeto de Chu Ming podem ser encontradas no Peru, Colômbia, Angola, Moçambique e China.

Chu Ming faleceu em 1997 e seus filhos mantêm seu acervo no site https://www.orelhao.arq.br

Informações e fotos do site https://www.orelhao.arq.br

 

 

 

 

Anúncios