Salve as Terezas guerreiras! #nenhumaamenos! - Santa Tereza Tem
Logo

Salve as Terezas guerreiras! #nenhumaamenos!

Salve as Terezas guerreiras! #nenhumaamenos!
Praça Duque de Caxias no Dia da Mulher amanhece enfeitada com flores, faixas e balões roxos

Quem passou pela Praça Duque de Caxias nesta manhã foi surpreendido por faixas e o coreto com adornos roxos, cor que marca o Dia da Mulher, comemorado este ano com manifestações e ações contra a violência, a cultura do machismo, pela igualdade de direitos e junto, contra o desmantelamento da previdência social, que irá atingir todos os brasileiros, com algumas exceções é claro.

Salve Tereza Guerreiras #nenhmaamenos

A iniciativa foi de um grupo de mulheres e homens do bairro, que por meio das redes sociais se comunicaram e cerca de trinta pessoas, ficaram até à meia noite de terça-feira, enfeitando o espaço mais democrático da Praça. Salve asTerezas guerreiras! #nenhumaamenos! 8 de Março: Dia Internacional da Mulher!

O grupo ficou até meio noite preparando a surpresa

O estudante de psicologia, Henrique Paiva Bicalho, 20 anos, morador do bairro, conta que foi ao Cine Santa Tereza assistir a um documentário sobre a participação das mulheres na luta contra a ditadura e de lá veio pra Praça ajudar. “Mesmo que com pequenas ações, como esta, a gente precisa fazer alguma coisa que mude a sociedade para melhor. E todos devemos lutar contra a violência e o desrespeito”.

Suzane Furtado, pedagoga, professora na rede municipal de ensino e contadora de histórias, apesar de ter nascido e crescido em Santa Tereza, mora hoje no bairro Aeroporto, mas veio participar. “Estar aqui enfeitando o coreto, não é apenas para homenagear a mulher, mas principalmente registrar um momento de luta contra a opressão vivida por todas nós. Quem passar aqui amanhã, desde uma criança a uma pessoa idosa, vai no mínimo despertar para isso. Pensar que as mulheres podem e devem se expressar”.

Os jovens amigos e moradores de Santê, Pedro Veloso, Gabriela Brun e Eduardo Fernando têm opinião semelhante sobre o Dia da Mulher. “Incrível esta iniciativa deste grupo para gerar surpresa para as pessoas do bairro nesta data. Uma ação direta de protagonismo das mulheres do bairro e espero que renda frutos no despertar da consciência de todos em relação à violência”.

Santa Tereza Tem junto #nenhumaamenos

Gabriela Brum comenta que apesar de ser uma ação pequena colocar uma faixa na praça é importante, “pois todos que aqui passarem vão ler e no mínimo refletir sobre o que acontece às mulheres, como o assédio sexual e moral, a violência. O machismo está impregnado na nossa cultura e por isso na maioria das vezes nem é percebido, mesmo pelas mulheres, as principais atingidas por ele.

Eduardo Fernando é da mesma opinião e diz ser uma lástima de nos dias de hoje um dia dedicado às mulheres, pra que as pessoas tomem conhecimento do que ocorre na sociedade, que desvaloriza o sexo feminino e elas tenham visibilidade em sua luta diária.

Passe lá na Praça confira, reflita e compartilhe.

Anúncios