Incentivar o uso do cabelo crespo/cacheado natural, libertando – se da ditadura dos padrões de beleza e fazer as pazes com a verdadeira identidade, esses são os objetivos do Encrespa Geral BH que chega em sua 6ª edição. O projeto proporciona uma boa oportunidade para reflexão sobre autoaceitação, beleza, empoderamento feminino e representatividade. O evento será realizado no dia 16 de outubro de 2016, das 11h00 às 17h00, no Centro Cultural Padre Eustáquio, bairro Padre Eustáquio. A programação contempla palestra, exposições, oficina, feira afroempreendedora, espaço de beleza, workshop de turbante, intervenções, espaço infantil e depoimentos. As atrações musicais ficam por conta da cantora Milena Torres, do cantor Master Drago e do DJ Mestre Lau.
Atualmente o Encrespa Geral realiza eventos em 17 cidades brasileiras e em 5 países. O tema central das discussões dessa rodada é “Empoderamento e Representatividade”, Sandrinha Flávia uma das organizadoras do evento em BH explica que o movimento trabalha o empoderamento coletivo, “O que nós realizamos é um empoderamento social e coletivo. Ver tantas mulheres se reencontrando com a sua beleza natural e ao mesmo tempo entendendo que o nosso cabelo crespo não é moda, que é a nossa verdadeira identidade que foi escondida pelo racismo. Nosso cabelo é lindo, e é um símbolo de resistência. Assumir as madeixas crespas, em um ambiente que prega que o certo e belo é estar alisada, é sem dúvida nenhuma um ato político. A cada dia ganhamos mais representantes da autoaceitação da identidade negra.”
O evento terá um espaço reservado para as crianças, “Encrespa Kids”, que apresenta a oficina, “Nossas histórias, Um Pote de Ouro” com o ator Denilson Tourinho e os modelos e atores infantis João Lucas e Raisla Maria. O projeto também abre espaço para a feira afroempreendedora que recebe 30 expositores de várias cidades.
Tudo começou em 2013, quando a blogueira Eliane Serafim, idealizadora do projeto em São Paulo, decidiu conhecer pessoalmente as suas seguidoras. Ao divulgar o evento, pessoas de outras cidades acharam a ideia interessante e pediram permissão para realizar também em suas cidades, rapidamente o movimento se espalhou pelo Brasil como explica Serafim, “A organização desse movimento, a partir das redes sociais, possibilitou um crescimento muito grande e rápido. Eu queria sair um pouco da rede para um contato corpo a corpo. Discutir, mostrar e valorizar as nossas raízes culturais africanas, a estética afro-brasileira e a posição do negro na sociedade são os nossos principais objetivos. Com o lema, “Não é só por cabelo”, queremos uma sociedade mais inclusiva e tolerante, que aceite a si mesmo e ao outro”, ressalta Serafim.
Em 2015 o Encrespa foi reformulado e ganhou o nome de Instituto de Promoção Humana, Desenvolvimento Social e Cultural Encrespa Geral. “O intuito é ampliar ainda mais este projeto de resgate cultural, histórico e social”, ressalta Eliane Serafim, que é criadora do blog e Fanpage Amigas Cacheadas, colunista do site Todos os Negros do Mundo e também atua como Terapeuta Capilar e Tricologista, especialidade da Dermatologia que cuida das doenças do couro cabeludo.
11h00 – Abertura
11h40 – Workshop de turbante com Rhenata Santana
12h10 – Intervenção/ Encrespa Kids
12h30 – Palestra: Empoderamento e Representatividade
13h00 – O Corpo Fala com Suellem Sampaio
13h30 – Depoimentos + intervenção (Antes, durante e depois da transição)
13h40 – DJ Mestre Lau + Palco Livre
14h05 – Show Milena Torres
14h50 – Intervenção De Homem Pra Homem com Evandro Nunes + Homenagens Surpresa
15h10 – Intervenção Fructis Cachos Poderosos
15H30 – A História do documentário “Encontro das Águas” com Rosane Pires Viana e Iara Pires Viana
15h50 – Recitação de Poema com João Lucas – Espaço para recitação também liberado ao público
16h00 – Show Sonhos com Master Drago e Banda
Serviço
Encrespa Geral BH
Dia 16 de outubro de 2016
Horário: 11h às 17h
Local: Centro Cultural Padre Eustáquio – Rua Jacutinga, 821, Bairro Padre Eustáquio – Belo Horizonte/MG