Choro e samba na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Choro e samba na Praça

Choro e samba na Praça Duque de Caxias

Várias são as matizes na música popular brasileira. Mas, dentro deste contexto, dois gêneros musicais, com toda a certeza, tem a preferência do público: o choro e o samba.
Daí a origem do Festival de Choro e Samba de Belo Horizonte, que terá mais uma edição, sendo em Santa Tereza, nos dias 11 e 12 de outubro na Praça Duque de Caxias. O mestre de cerimônia será o radialista Acir Antão, grande referência na música popular da cidade. O patrocínio é da Minas Gerais Administração e Serviços S/A – MGS, empresa pública, recursos: Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio do governo estadual.

Além da música, o público conta com a instalação de barracas de alimentação.

No dia 11, sobem ao palco, montado na Praça de Santa Tereza, Silvio Carlos (violão de sete cordas), Marcos Flávio (trombone), Dudu Braga (cavaquinho) e Ramon Braga (pandeiro). A seguir, será a vez de Fabinho do Terreiro, cavaquinista e compositor ‘cevado’ nos terreiros de BH. Suas canções estão em discos de Zeca Pagodinho (Desacerto, parceria com Toninho Gerais e Randley Carioca) e Agepê (Sentimento verdadeiro), além de Leci Brandão, Almir Guineto e Katinguelê.

Dia 12 – quarta
No feriado de quarta-feira, o sarau de choro e samba começa às 17h, com Pirulito da Vila e encerra com o grupo carioca Conjunto Época de Ouro.

pirulito-3Gilmar Styerfeson, o conhecido Pirulito da Vila, é natural de Itabirito, MG e criado no bairro da Vila Alegre. Quando garoto, era fã de um pirulito “sombrinha”., que resultou no nome artístico.  Garoto prodígio, aos sete anos já era ritmista na Escola de Samba em Cima da Hora e aos 14 ingressou no Axé Igbá, grupo rítmico com fortes raízes na cultura negra. Ali, rapidamente se tornou mestre de bateria. Dai não mais parou e hoje é considerado o grande sambista da nova geração, além de compositor, cantor e ritmista.

Ele tem importante passagem pelo grupo Cachaça com Arnica, com o qual gravou seu primeiro vídeo clipe, imortalizando a Mercearia Paraopeba, ponto turístico de Itabirito. Em novembro de 2011, ao lado do grupo Cachaça com Arnica também, gravou seu primeiro CD solo, aos 33 anos.

Outros projetos importantes na carreira de Pirulito foram a gravação do CD de Thelmo Lins, somente com músicas de sua autoria, que contou com a participação do cantor Vander Lee e a gravação do samba “Convite para sambar”, de sua autoria, pelo premiado sambista carioca Marquinhos Sathan.
Pirulito conta com uma banda que o acompanha em todos os shows.

Conjunto Época de Ouro

SONY DSC

Para fechar a noite, o lendário Conjunto Época de Ouro, fundado em 1964, por Jacob do Bandolim.  O Conjunto Época de Ouro representa o choro genuíno dos tempos em que o rádio era o maior veículo de comunicação no Brasil e a música instrumental brasileira enchia os lares.

Com a morte seu líder, Jacó do Bandolim, o grupo parou de se apresentar. Por iniciativa de Paulinho da Viola, o Conjunto retomou suas atividades em 1973, em grande estilo.
Durante 52 anos de estrada, o Conjunto, juntamente com Jacob do Bandolim de cuja discografia não há como desvincular, gravou mais de 40 discos, entre eles os premiados “Vibrações” e Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda considerados Melhor Disco Instrumental do Ano de 1967 e 1977, respectivamente.

O conjunto já representou a música brasileira na Feira do Livro de Frankfurt, Alemanha, e participou das gravações dos CDs de Marisa Monte, Elba Ramalho,Ivan Lins e Paulinho da Viola.  Em 2002 gravou o álbum Café Brasil, aclamado por público e crítica, e que vendeu mais de 100 mil cópias, sendo 25 mil delas só no Japão onde o choro é um gênero muito apreciado e valorizado. Depois disso, o grupo lançou o Café Brasil 2, Pingo D Água e Feijão com arroz, lançado em 2010 no Japão.

Para esta apresentação em Santa Tereza, a formação contará com Ronaldo do Bandolim (bandolim), Jorge Filho (cavaquinho), Tony Azeredo (violão 7 cordas), André Bellieny ( violão 6 cordas), Antonio Rocha (flauta) e Celsinho Silva (pandeiro). Foto/crédito:Camila Torzaki

Anúncios