Nesta terça-feira,13, às 19h30, o MIS Cine Santa Tereza exibe o filme, A Lira do Delírio (Walter Lima Júnior|Brasil|1978|Ficção|105 min), dentro do projeto Cinema Falado, onde as sessões serão comentadas com mediação do cineasta e pesquisador Geraldo Veloso, do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC).
A Lira do Delirio
Dois momentos na vida de um grupo de personagens cariocas. No bloco carnavalesco “A Lira do Delírio” eles vivem o êxtase. Fora do carnaval, cruzam-se num cabaré da Lapa. Ness Elliot tem o filho sequestrado e cai na manipulação de Claudio, misto de malandro e homem de negócios. O repórter de polícia Pereio faz de tudo para ajudá-la enquanto também investiga o assassinato de um homossexual.
O filme foi realizado em duas etapas. Na primeira, rodada em 16mm no carnaval de Niterói de 1973, os atores envolveram-se em episódios reais de violência nas ruas. Na segunda, três anos mais tarde, improvisaram boa parte da história policial de seqüestro e assassinato, usando seus próprios nomes e o temperamento pessoal de cada um. Esses dois tempos articulam-se livremente, mesclando memória, sonho e imaginação.
O trágico desaparecimento da atriz Anecy Rocha antes da montagem adicionou outra camada de significados a uma história que já tematizava a fantasia e a morte. O filme tornou-se, então, uma homenagem póstuma a sua estrela.
Considerado 65º melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Festival de Brasília
Ganhou
Melhor Direção – Walter Lima Jr
Melhor Atriz – Anecy Rocha
Melhor Montagem – Mair Tavares
Melhor Fotografia – Dib Lutfi
Melhor Ator coadjuvante – Paulo Cezar Pereiodo
Prêmio Golfinho de Ouro
Ganhou
Melhor Filme
Serviço
Cinema falado – Líra do Delírio
Data e hora: 20 de setembro – 19h30
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul 87 – Santa Tereza
Entrada Franca
Classificação indicativa: 16 anos