Eleição da Comissão Local MIS Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Eleição da Comissão Local MIS Cine Santa Tereza

Eleição da Comissão Local MIS Cine Santa Tereza será na próxima terça-feira (12 de julho)

Cine Santa Tereza - Fachada 2- DSC_9370 -©2014 Ricardo Costa

Comissão vai participar das decisões sobre atividades e serviços do MIS Cine Santa Tereza. Foto: Ricardo Costa

O Museu da Imagem e do Som (MIS) Cine Santa Tereza convida a população para fazer parte de sua Comissão Local, que vai propor, acompanhar e avaliar as atividades e serviços do equipamento. As inscrições serão recebidas no MIS Cine Santa Tereza entre 17h e 19h do dia 12 de julho, próxima terça feira, e nesse mesmo dia será realizada a eleição para escolha dos membros, a partir das 19h, em reunião aberta ao público.

A reabertura do Cine Santa Tereza é fruto de demanda dos moradores de Santa Tereza, que manifestou o desejo em diversas negociações do Orçamento Participativo da Regional Leste. A formação de uma comissão local com representantes da sociedade civil e do poder público, com gestão compartilhada, também foi proposta à prefeitura por moradores de Santa Tereza, juntos à Associação Comunitária do Bairro e o Movimento Salve Santa Tereza.

Para entender mais como se dará o processo de eleição e a atuação da Comissão Local, o portal Santa Tereza Tem entrevistou a gerente do MIS Cine Santa Tereza, Ana Amélia Lages Martins. Confira a entrevista:

ana amelia lage

Ana Amélia, gerente do MIS Cine Santa Tereza

STT:  Explique por favor como funciona essa comissão e qual seu objetivo?

Ana Amélia: A Comissão Local é um mecanismo de participação social na política pública cultural prevista pelo Plano Municipal de Cultura e que trabalhará alinhada ao Conselho Municipal de Política Cultural Conselho Municipal de Cultura (COMUC). Tem como objetivos propor, acompanhar e avaliar as diretrizes, atividades e serviços oferecidos pelo MIS Cine Santa Tereza, aperfeiçoando e fortalecendo a participação popular nas ações desenvolvidas pelo equipamento.

STT: Quem pode participar e quantas vagas estão disponíveis? 

Ana Amélia: A Comissão será formada por 10 pessoas, sendo 7 representantes da sociedade civil, 2 representantes da Prefeitura (1 representante do Museu de Imagem e do Som e 1 representante da Secretaria Municipal Regional Leste) e 1 representante do sistema municipal de Museus, a serem indicados por essas instâncias.

Dos representantes da sociedade civil 3 serão indicados pelas respectivas instâncias das quais participam, sendo:
-1 representante da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza
– 2 representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, sendo 1  representante do setor Audiovisual, 1 representante da Regional Leste.

Para eleição estão disponíveis 4 vagas, sendo:
– 1 para morador do bairro;
– 1 para representante da sociedade civil organizada que atue no setor cultural;
– 1 representante dos usuários das políticas culturais de Belo Horizonte (qualquer cidadão de Belo Horizonte)
– 1 representante do setor Audiovisual, vinculado às cadeias de criação, pesquisa, produção e acesso ao audiovisual na cidade (diretores, produtores, artistas, realizadores, professores e pesquisadores). 

STT – Quem pode se candidatar na terça-feira e como se apresentar?

Ana Amélia: Poderão se candidatar como representantes da sociedade civil na Comissão maiores de 18 (dezoito) anos que residam, estudem ou atuem profissionalmente em Belo Horizonte. As inscrições para a candidatura a representante da sociedade civil e do setor audiovisual na Comissão devem ser feitas no dia 12 de julho, de 17 às 19h, no MIS Cine Santa Tereza. Para a inscrição serão necessários:
a) Cópia de documento de identidade;
b) Comprovante recente (emitido em 2016) de residência ou de atuação profissional ou estudantil em Belo Horizonte;
c) Declaração escrita explicando por que pretende fazer parte da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza

Estão impedidos de se candidatar e de votar agentes públicos de quaisquer dos Poderes Municipais.

STT:   No dia 12, como ocorrerá a seleção dos candidatos?

Os representantes da sociedade civil serão escolhidos por seus pares (audiovisual vota em audiovisual e comunidade vota em comunidade). O processo de escolha dos representantes da sociedade civil e setor audiovisual será coordenado pela Comissão Eleitoral designada pelo Presidente da Fundação Municipal de Cultura através da Portaria 061/2016 e ocorrerá da seguinte maneira:

  1. a) a Comissão Eleitoral apresentará o Regulamento aos presentes;
  2. b) cada candidato terá até 05 (cinco) minutos para se apresentar para os presentes;
  3. c) a votação será sigilosa, feita por meio de cédulas impressas;
  4. d) a apuração será feita pela Comissão Eleitoral, logo após o fim da votação, em sessão aberta a todos os presentes.

Cada um dos eleitores poderá votar em apenas um candidato. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato mais idoso. Cada vaga prevê suplência, a ser preenchida pelo segundo colocado no processo eleitoral.

Serviço

Eleição para formação de Comissão Local MIS Cine Santa Tereza
Data: 12 de julho, terça-feira, às 19h
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte.

Inscrições para compor a Comissão Local:
Data:
12 de julho, terça-feira
Horário: entre  17h e 19h, no MIS Cine Santa Tereza

Documentos para inscrição:
a) Cópia de documento de identidade;
b) Comprovante recente (emitido em 2016) de residência ou de atuação profissional ou estudantil em Belo Horizonte;
c) Declaração escrita explicando por que pretende fazer parte da Comissão Local do MIS Cine Santa Tereza.

Link para o edital: Portal PBH

Anúncios