De 1º a 31 de Julho, a cidade de Sabará realiza o Festival Gastronômico “Como Sabará”, promovido por nove restaurantes locais com o objetivo de valorizar os ingredientes tradicionais da região: ora-pro-nobis, a jabuticaba e a banana.
Durante todo o mês de julho, o público poderá saborear as criações e votar, tanto no prato quanto no serviço dos restaurantes. A divulgação dos vencedores será feita no evento de encerramento, nos dias 29, 30 e 31, com shows na Praça Santa Rita.
“A iniciativa surgiu da vontade de muitos sabarenses de estimular o turismo local a partir das tradições genuínas preservadas pela comunidade. O projeto, realizado pelo ISEC e produzido pela PRIMI Comunicação, no início visava unicamente a produção de uma web série de cinco capítulos, patrocinada pela AngloGold Ashanti, mas foi tomando corpo e reunindo parcerias até que abarcou o Como Sabará Festival Gastronômico”, explica Milsane de Paula, profissional de comunicação e marketing que está à frente da produção do evento.
A criação dos pratos teve a orientação de chefs convidados e alunos da Escola de Gastronomia da UNA, coordenados pela professora Chef Rosilene Campolina, que assina a curadoria do Festival. Proprietários dos nove restaurantes participaram de 5 cozinhas show ministradas por Chefs como Rosilene Campolina e Edson Puiati, André Santos e Lucas Brandão, Juliano Caldeira e Vanessa Freitas, Matusalém Gonzaga e Ivo Faria, e Flávio Trambino, com apoio da Frente da Gastronomia Mineira (FGM).
Após a experiência na cozinha utilizando os produtos tradicionais da cidade, os restaurantes desenvolveram os pratos para o Festival. No dia 20 de junho, os chefes participantes passaram pela primeira etapa de aprovação, em que apresentaram seus pratos ao juri, em evento realizado na Fazenda Arraial Velho. O júri é composto por oito especialistas: Eduardo Avelar, do Projeto Territórios Gastronômicos; Eduardo Girão, do Jornal Estado de Minas; Luciano , Avelar, do Senac; Nella Cerino, do Slow Food; Marcia Nunes, do Restaurante Dona Lucinha; Marlene Sena, do Jeito Mineiro Móveis; Sandra Magalhães, da Anglo Gold.
Em paralelo com a realização do festival gastronômico, está sendo produzida a web série “Como Sabará”, que explora a gastronomia, arte e cultura de uma das cidades mais importantes de Minas Gerais, a histórica Sabará, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Confira abaixo o roteiro de restaurantes e pratos, e também o primeiro episódio da série, lançado dia 1º de julho.
Aconchego da Roça
Bolinhos do Edgar e do Targino – Chef Flávio Trombino
Bolinho de Banana com recheio de ora-pro-nobis com marreco servido com mostarda de jabuticaba e molho picante de ora-pro-nobis.
Valor: R$ 32 porção
Endereço: Rua São Marcos, Roça Grande – Sabará
Bar Oco 1
Oco Porco do Barroco – Chef Lucas Del Peloso
Bar Oco 2
Festival “Como Sabará”
Dias: de 1º a 31 de julho, em restaurantes tradicionais de Sabará
Encerramento, com shows: 29, 30 e 31 de julho, na Praça Santa Rita, Centro de Sabará.
Mais informações: https://www.facebook.com/comosabara/