A Praça Duque de Caxias tem novo morador - Santa Tereza Tem
Logo

A Praça Duque de Caxias tem novo morador

A Praça Duque de Caxias tem novo morador: um exemplar de pau-brasil

No o dia 9 de junho, a Praça Duque de Caxias ganhou uma muda de pau-brasil, doada pela Fundação Zoobotânica, dentro do projeto Adote o Verde, coordenado pelo morador do bairro e funcionário da Regional Leste, Valjean Lopes da Silva. A muda foi plantada pelo pároco de Santa Tereza,  padre Márcio Ribeiro de Sousa e a moradora Júlia Marques, que abraçaram o projeto Mãos à Praça, que visa preservar  e buscar adotantes na comunidade para os jardins da Praça,  e por alguns alunos da Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira, EMPLO, que fica à Rua Salinas, 47. Foi feito ainda o plantio de diversas mudas de “espada de São Jorge” em volta de algumas das árvores, para ao se forma uma cerca com o crescimento das plantas, proteger as suas raízes.

praça pau brasil padre márcio e crianças
Padre Márcio Ribeiro e os alunos da Escola EMPLO

Os estudantes colocaram a mão na terra e curtira a experiência. Pedro Lucas Alves da Silva, aluno do 9º ano, observa que “para mim é uma experiência inovadora. Nunca plantei uma árvore e ainda mais por ser um pau-brasil, uma espécie em extinção é muito legal. É um sentimento que não sei explicar. Vem assim de dentro do coração”, comenta ele.

?
Pedro Henrique Gomes Fotos: Eliza Peixoto

Pedro Henrique Gomes da Silva cursa o 9º ano e fez questão de dar a primeira “pazada” como ele disse.  “Quando eu estiver velho vou mostrar aos meus netos e contar que fui eu quem plantou. Foi emocionante e todos os dias vou passar por aqui pra ver como ela está. Temos de contribuir plantando o máximo que pudermos, pois precisamos de oxigênio. A cidade está cheia de concreto e em volta só tem carros” o comenta com um grande sorriso.

Ana Lúcia Neto é professora e coordenadora do Programa Escola Integrada na Emplo e comenta que “é importante que os alunos tenham contato com a natureza e aprendam a respeitá-la.  É uma experiência fantástica para eles, pois trabalhamos a questão do meio ambiente na escola e aqui, hoje, eles tiveram uma atividade prática. Outro ponto importante é que a Praça Duque de Caxias é um espaço público e as crianças também precisam aprender a preservar o patrimônio público, que é de todos”.

Curiosidades sobre o pau-brasil

Este é o nome popular dado a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia echinata, originárias de regiões da Mata Atlântica brasileira. Inclusive o nome de nosso país teve origem nesta árvore. A presença de pau-brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI. Porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve inicio a extração predatória do pau-brasil. Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu. A madeira era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho. Entre 1500 e 1600, auge da exploração da árvore pelos portugueses no Brasil, calcula-se que dois milhões de pau-brasil foram derrubados e transportados para a Europa, para comercialização. Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o seu corte ilegal.

Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.

Anúncios