Água de Beber, Água de Viver - Santa Tereza Tem
Logo

Água de Beber, Água de Viver

Água de Beber, Água de Viver, projeto da Escola EMPLO, mobiliza alunos pela preservação do meio ambiente

A  EMPLO – Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira, localizada na rua Anhanguera,47, aqui em Santa Tereza, preocupada com a questão hídrica, realizou com os alunos o projeto Água de Beber, Água de Viver. Desenvolvido de maneira interdisciplinar, as ações tiveram como objetivo despertar na comunidade escolar a sensibilização e mobilização para as questões hídricas locais e globais. Consumo consciente, bacia hidrográfica e identidade, doenças associadas à água, produção musical e artística com a temática foram abordados em sala de aula e em uma atividade de campo realizada no Parque Estadual da Baleia.

emplo serra
Os alunos visitam o Parque da Baleia

Idealizado pela professora de Geografia da escola, Luísa Torres, o projeto contou com a parceria do IEF – Instituto Estadual de Florestas e CBH – Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, além do 23º Grupo de Escoteiros da Baleia. Em conjunto, foi desenvolvido um roteiro ecológico de percepção ambiental no Parque Estadual da Baleia. Segundo Luísa Torres a ação visou  possibilitar aos alunos de escolas públicas e privadas, a ocupação de áreas verdes dentro do perímetro urbano de Belo Horizonte.

Realizado durante o mês de março, o ponto alto da atividade  ocorreu no dia 22 de março – Dia da Água, no espaço da escola, onde foram desenvolvidas diversas apresentações com o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos.  A professora Luísa conta que paralelo ao evento foi inaugurado o Forno de Pizza da escola, “onde os alunos “colocaram a mão na massa” e produziram biscoitos de polvilho no forno a lenha”.

emplo mata

“Este tipo de ação enriquece o cotidiano da escola, promove a sensibilização, o envolvimento da comunidade escolar e a mudança de postura em relação à água! Esperamos que esta experiência sirva de modelo para outras escolas. O resultado foi muito positivo!” relata Luísa Torres.

O gerente do parque Estadual da Baleia, Carlos Silveira, consideram  uma grande oportunidade as visitações ao Parque,  principalmente de jovens, de proporcionar o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza.“As visitações visam despertar o interesse dos jovens pela preservação de ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, como é a região da Serra do Curral, na qual o parque está inserido”, comenta o gerente.

Anúncios