Texto e fotos: Maria Ribeiro
O que o feminismo representa para você? Foi a partir desta pergunta que a fotógrafa Maria Ribeiro começou o projeto “Nós, Madalenas – Uma palavra pelo feminismo”, série de retratos em preto e branco e sem qualquer tipo de tratamento digital, onde mulheres escrevem em seus corpos o que a ideologia significa para elas.
Após reunir as primeiras imagens no Tumblr (https://nosmadalenas.tumblr.com/), o projeto que questiona o padrão estético imposto pela sociedade a partir de fotos artísticas de mulheres diversas e sem photoshop, repercutiu nas redes sociais e não parou de crescer. Ao longo de quase dois anos, foram cem registros de mulheres de todas as idades, cores, formas e contextos, agora reunidos no livro “Nós, Madalenas”, que foi lançado em dezembro de 2015 pela Fonte Editorial.
A ideia da publicação surgiu a partir das histórias contadas pelas fotografadas. “A partir desses encontros com mulheres incríveis e corajosas, veio à necessidade de compartilhar os sentimentos que estão por trás das fotos. Porque as imagens são lindas e fortes como elas, mas quero dar voz a essas mulheres”, diz Maria.
Por isso, além das cem imagens capturadas, o livro “Nós, Madalenas” traz relatos das participantes, que falam de suas experiências, suas lutas e sua relação com a palavra escolhida, como descoberta, aceitação, resistência, utopia, libertação, coragem e muitas outras. “O livro contribui para que essas mulheres compartilhem suas histórias, seus sentimentos e, assim, possam inspirar outras mulheres a se libertarem e se amarem”.
Para Maria Ribeiro, “Nós, Madalenas” também é um retrato da diversidade das facetas do movimento feminista em mulheres tão diversas em nossa sociedade, mostrando que o feminismo muda percepções, aumenta a autoestima, empodera e transforma vidas.
O primeiro evento em Belo Horizonte acontece no dia 18 de março, na Efêmera Casa de Artes (antigo Bar Odeon), no bairro Santa Tereza, e compõe a Diversas – 2ª Mostra Feminista de Arte e Resistência. O lançamento acompanha uma mesa com representantes do movimento feminista com o tema “Padrões estéticos, feminismo e a relação da mulher com o próprio corpo”. O segundo evento acontece no dia 19 de março, a partir de 11h, na livraria Quixote, na Savassi e será acompanhado de coquetel.
Graduada em Audiovisual e especializada em direção de fotografia pela Academia Internacional de Cinema (SP), Maria Ribeiro atuou no mercado publicitário e optou por desenvolver trabalho autoral na fotografia de mulheres. A partir do projeto “Nós, Madalenas – Uma palavra pelo feminismo” a fotógrafa mostra seu olhar diante da diversidade, expressando através de suas fotos que as mulheres não precisam estar encaixadas no padrão estético imposto pela sociedade para serem belas e livres. Atualmente, se dedica exclusivamente a ensaios femininos e projetos autorais, também focados em promover a diversidade e resgatar histórias e memórias.
Dia 18/03 – 20h
Evento: Atividade da Diversas – 2ª Mostra Feminista de Arte e Resistência, com a Mesa: Padrões estéticos, feminismo e a relação da mulher com o próprio corpo
Local: Efêmera Casa de Artes (antigo Odeon), rua Adamina, 125, Santa Tereza
Dia 19/03 – 11h
Evento: Coquetel do Livro Nós, Madalenas – Uma palavra pelo feminismo
Local: Livraria Quixote, rua Fernandes Tourinho, 274 –Savassi