Vai ter Folia de Reis em Santa Tereza
Logo

Vai ter Folia de Reis em Santa Tereza

Vai ter Folia de Reis em Santa Tereza, na quarta-feira, com música, dança e as figuras do Reisado

folia de reis copy

Folia de Reis em Santa Tereza

No dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Santos Reis, a Folia de Reis de Santa Tereza terá um reforço e tanto com a participação dos músicos e integrantes da Confraria São Gonçalo. A tradição no bairro, que tem sido mantida pela Família Naves, além de venerar o Menino-Deus, é também uma homenagem à matriarca da família, Efigênia Reis Naves, cujo aniversário é no dia 6 de janeiro. Assim os irmãos Naves, Lúcia, Katito, Mauro, Guilherme, Anselmo e Glória todo ano realizam o cortejo e cultivam a herança que receberam da mãe, que por sua vez recebeu do pai, José Cândido Correa.

lucia naves

Os irmãos Naves Foto: Eliza Peixoto

Segundo Lúcia Naves (a segunda da foto), a mãe, que faleceu em 2002, sempre organizava a Folia no bairro, visitando os presépios nas casas dos moradores.  “Nós crescemos com essa tradição e aprendemos com nossa mãe a comemorar o Dia dos Santos Reis. Este ano o pessoal da Confraria São Gonçalo vai se juntar a nós, o que vai deixar a festa mais bonita”, comenta Lúcia.

A Folia começa durante a missa das 19h, na Igreja de Santa Tereza, onde haverá louvação ao Menino Jesus. Após a cerimônia o cortejo, se não chover, vai para o adro da igreja e depois para a Praça Duque de Caxias. Todo mundo está convidado a participar. Para isso serão tocadas canções populares, que praticamente todo mundo sabe cantar, coreografiacomo Calix Bento, Peixinhos do Mar, Bandeira do Divino, entre outras. Quem quiser ir devidamente paramentado pode usar blusa vermelha e saia estampada para as mulheres e camisa branca e calça preta para os homens.

O que é a Folia de Reis

Folia de Reis ou Reisado é uma manifestação da cultura popular com séculos de tradição, que foi trazida ao Brasil pelos portugueses. De fundo religioso faz parte das festas natalinas, quando se comemora o nascimento de Jesus Cristo.  Nas cidades do interior, onde ainda é preservada, os foliões saem em cortejo pelas ruas, visitando as casas, onde tem montado o presépio. As residências visitadas pelo Reisado em suas casas devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.

bandeiras 2

As bandeiras seguem à frente do cortejo Foto: Eliza Peixoto

De acordo com a bíblia os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro do Menino Rei, que havia nascido. Ofereceram a Ele, como presente, ouro, incenso e mirra, símbolos da realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo próprio em cada região do Brasil.

O cortejo é aberto por bandeiras feitas em tecido brilhante com estampas da Sagrada Família, seguidas de personagens, que representam dos três Reis Magos. Logo depois vêm os palhaços, músicos instrumentistas e cantores. Atrás vêm os foliões, que cantam ao som da sanfona, do reco-reco, da rabeca, do tambor, louvando o nascimento do Menino Deus.

É um espetáculo popular, que está desaparecendo nas cidades maiores, que vale a pena assistir e dele participar onde ainda está sendo preservado.

Ainda segundo a tradição, no Dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.

Serviço
Folia de Reis em Santa Tereza
Local: Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha
Horário: A partir das 19h
Data: 6 de janeiro, quarta-feira

Anúncios