Nos anos 50, havia apresentação de cine grátis, que atraia centenas de expectadores para assistir aos filmes projetados em uma tela, ao lado da Praça Duque de Caxias, perto do Batalhão da PMMG. Segundo o livro Bairro Santa Tereza, Tradição e História, do jornalista Luis Góes, eram exibidos filmes de Charles Chaplin, os Far-Westem e desenhos animados. No intervalo eram projetadas campanhas promovidas pela prefeitura.
Como um passeio no túnel do tempo, o cine grátis ao ar livre está de volta a Santa Tereza, não na Praça Duque de Caxias, mas no calçadão, em frente à Praça Ernesto Tassini, ao lado do Bar do Orlando, toda terça-feira, às 20 horas.
O evento é uma promoção do Instituto Godofredo Guedes e segundo o seu criador, o músico Gabriel Guedes, o Cine Clube Santa Tereza Papi Xexéu, visa trazer a arte do cinema para as ruas, assim como a música, pois depois da exibição sempre tem um músico de plantão, figuras que existem várias no bairro, que apresentam de forma intimista seu trabalho. Assim, o Cine Clube é também dedicado a divulgar não só o cinema, mas também a música junto à população.
A exibição sempre começa com um filme de Charles Chaplim. Assim que aprecia a obra do cineasta tem a chance de ver novamente e quem não conhece de conhecer. São coisas diferentes que só acontecem em Santê, cinema e música sob as estrelas.
Serviço:
Cine Clube Santa Tereza Papai Xexéu
Local: Rua Conselheiro Rocha com Alvinópolis (perto do bar do Orlando)
Horário e dia: 20h, sempre às terças-feiras.