Clube Oásis tem área reduzida por decisão judicial - Santa Tereza Tem
Logo

Clube Oásis tem área reduzida por decisão judicial

 Clube Oásis tem área reduzida por decisão judicial de imissão de posse em favor de família que requer terreno desde 1968

???????????????????????????????

Moradores se deparam com a portaria da Rua Salinas fechada

Uma situação sui generis está estabelecida em Santa Tereza, com a decisão judicial que literalmente divide o Clube Oásis, localizado à Rua Salinas, nº 1993. No final da tarde de sexta-feira, dia 15 de maio, a diretoria e os sócios do clube foram surpreendidos com a intervenção judicial que expedia e cumpria o mandado de Imissão na posse de parte do terreno. A determinação foi do juiz Roseni Silveira Santos Felizardo, da 1ª Vara da Fazenda Estadual.

Na sexta-feira, 15, oficiais e peritos da justiça fizeram a medição e a interdição do terreno, que, segundo Wanessa Amaral, advogada da família autora da ação, “está calculado em mais de 3 mil metros quadrados” (o total de área ocupada pelo Oásis é de 6 mil metros quadrados). A equipe foi acompanhada por familiares favorecidos pela decisão e demarcou a área com fitas e marcos.

Na segunda-feira, 18, o Oasis acatou a ordem judicial para desocupar a área demarcada. Os sócios não podem mais utilizar grande parte das dependências, incluindo a portaria da Rua Salinas, a secretaria, o bar e os banheiros do salão social, parte da academia, a sala de pilates, o restaurante principal, grande parte das piscinas e o bar próximo, as saunas e o ginásio coberto.

Edith Guimarães, vice-presidente: "Estamos nos esforçando para adaptar e manter o clube aberto"

Edith Guimarães, vice-presidente: “Estamos nos esforçando para adaptar e manter o clube aberto”

Assim, estão suspensas as aulas de natação, hidroginástica e pilates. Entretanto, foram feitas adaptações e parte do clube continua funcionando normalmente como as quadras, a academia, a sala de sinuca, o playground e a área de festas do quiosque. A entrada passou a ser feita somente pela portaria 2, à Rua Teixeira Soares. “Durante o final de semana fizemos uma força-tarefa para retirar todo o mobiliário, equipamentos e seções da área bloqueada. Estamos concentrando esforços para readaptar o espaço e manter as atividades do clube. Dessa forma, pretendemos reduzir os impactos para sócios e funcionários”, conta Edith Guimarães, vice-presidente e diretora social do clube.

Sócios e funcionários do clube estão inconformados. Cláudio Procópio, sócio desde 1968, conta que foi atleta do Oásis e sempre frequentou o local. “O clube é como se fosse extensão da minha casa. Considero um patrimônio da cidade e acho um absurdo essa decisão”, enfatiza.

Jacir Carvalho, professor de natação no Oasis há 17 anos, fez questão de ligar para cada aluno e comunicar o cancelamento das aulas. “O que está acontecendo gera um desgaste muito grande e depõe contra a história do Oásis. Mas acredito que o clube vai conseguir reverter essa situação, e espero que seja em breve”, comenta o professor.

Secretaria foi transferida para uma pequena sala ao lado da academia

O funcionário Fernando na secretaria, que foi transferida para uma pequena sala ao lado da academia

Fernando Gonçalves, funcionário da secretaria há 11 anos, cuida da gestão de pessoal, e expressa o sentimento da equipe: “Estão todos assustados e apreensivos em perder o emprego. O clima é de tristeza e preocupação. E também é muito constrangedor para nós termos que explicar para os sócios, que sempre elogiavam nossa estrutura, que agora eles só podem contar com parte dela”.

O presidente, Valdemar Gonzatto, ressalta: “O Oásis é uma sociedade civil sem fins lucrativos, conta atualmente com 900 sócios, faz parte da história do bairro, exerce importante função social na comunidade de Santa Tereza e na geração de 30 empregos diretos e mais 10 indiretos, com um custo de quase R$ 80 mil mensais. Essa decisão da justiça nos deixa triste, mas não desanimados. Vamos fazer de tudo para revertê-la, pois não podemos permitir que o Oásis, um patrimônio de Santa Tereza, feche as portas”.

“Há um patrimônio construído no local e temos de ser ressarcidos pelo investimento. O Oásis possui uma escritura de usucapião de todo o terreno, datada de 1999, inclusive são pagos os impostos sobre essa totalidade, que é de 6 mil metros quadrados”, expõe Luiz Carlos de Miranda, diretor financeiro. No entanto, o documento é contestado pela advogada Wanessa Amaral, que alega: “A sentença que invalidou a aquisição por usucapião consta nos autos do processo, folhas 1517”.

Quatro décadas e gerações

Wanessa Amaral representa a família que requer a posse do terreno

Wanessa Amaral representa a família que requer a posse do terreno

Do outro lado da moeda, quem ganhou a ação é um grupo de pessoas que não quer ser identificado. Elas são parte de uma família que, ao final da década de 1960, há mais de 40 anos, iniciou a batalha judicial para reaver as terras de propriedade do patriarca da família. Segundo contam, o terreno foi negociado com os sócios fundadores da associação recreativa, que abriram o Oásis em 1962, mas ficou remanescente uma faixa territorial ao lado, que mais tarde foi tomada pelo clube.

São cinco os herdeiros diretos, juntamente com seus descendentes, filhos e netos. “O Clube Oásis comprou a terra e se apropriou da área lateral, não incluída na negociação. Desde aquela época, minha família requer a devolução do terreno ocupado ilicitamente pelo clube. Ao longo desse tempo, fizemos várias tentativas de acordos comerciais com diretorias anteriores e fomos ignorados. Aos poucos, a instituição foi ampliando a área construída sobre o terreno invadido, mas isso não nos impede de retomar o que é nosso por direito”, explica o bisneto do primeiro proprietário.

“Nós não queríamos prejudicar em nada, só estamos requerendo o que é nosso por direito”, explica uma das herdeiras mais velhas, hoje com 75 anos. Ela e os irmãos foram criados no bairro Santa Tereza, na Rua Bauxita, por isso têm muito carinho pelo bairro e ainda vivem na região. “Meu avô era pedreiro. Homem muito trabalhador, juntava dinheiro e comprava terrenos, pensando em construir um patrimônio para a nossa família. Essas terras pelas quais estamos lutando são fruto de muito trabalho e esforço dele. A ação foi iniciada pelo meu pai, filho mais velho do meu avô, mas o clube nunca procurou um entendimento com a gente, então não nos coube outro caminho”.

Entrada de sócios agora somente pela Portaria 2

Entrada de sócios agora somente pela Portaria 2

Nenhum dos membros do grupo quis se identificar, temendo por em risco a segurança da família, já que o Clube Oásis tem recebido muito apoio no bairro de Santa Tereza. Desde 1962, quando foi fundado, o espaço exerce uma função social na comunidade, oferecendo, além de lazer aos sócios, a academia e as escolas de esportes. O clube contribui para formação de atletas, já recebeu atividades da escola integrada, realiza tradicionais festas e bailes do bairro e cede espaço para reuniões das associações e movimentos de moradores.

“Infelizmente, é uma história linda feita em cima de uma coisa errada. O Oásis tentou diversas manobras e recursos jurídicos, que foram negados e por isso temos a decisão final a favor dos meus clientes. É uma família de pessoas humildes, honestas e íntegras, já desgastadas e sofridas por esse processo que atravessa décadas e gerações”, conclui Wanessa Amaral.

Anúncios