Corte e poda de árvores em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Corte e poda de árvores em Santa Tereza

Corte e poda de árvores em Santa Tereza, segundo a Regional, já foram paralisados

arvore corte Há algum tempo prefeitura de BH vem realizando uma série de podas e cortes de árvores no bairro Santa Tereza. Esse fato tem chamado a atenção de vários moradores, não pela poda ou supressão necessárias, mas pela forma como tem sido feita. Sem nenhum aviso, sem explicações do por que dos cortes, as podas se critério, deixando as árvores sem forma e o não replantio.

No último sábado, na Rua Gabro, alguns moradores não se conformavam com a supressão de uma árvore e de outras feitas anteriormente, que não foram replantadas. Vânia Santiago, moradora do local, disse que “se a árvore está doente, é aceitável o corte, mas árvore sadia como as que foram cortadas não pode acontecer. Aqui na rua foram cortadas três árvores e em uma delas morava miquinhos e havia vários ninhos de passarinhos. Uma judiação ver os ninhos caídos. Além disso, já faz um tempo que as duas primeiras foram cortadas e até agora não plantaram outras no lugar”.

Árvore em frente à casa de Taquinho

Árvore em frente à casa de Taquinho

Já Orlando Eustáquio Zivianni, o Taquinho, também reclamou das podas, que feitas de qualquer jeito, deixam as árvores sem forma e “aleijadas” e disse ainda que, “na árvore da minha porta, ninguém toca, nem a prefeitura. Daqui a pouco não teremos sombra nas ruas e vamos ter de andar debaixo do sol quente”.

Local de onde foi retirada árvore na Rua Gabro, ainda sem replantio

Local de onde foi retirada árvore na Rua Gabro, ainda sem replantio

 Clair Benfica, o Isinho, diretor da Associação Comunitária do Bairro, disse que buscou informações junto ao prestador de serviços, que estava na Rua Gabro. Segundo Isinho, “ele  estava com as licenças e constavam aproximadamente umas quarenta árvores para poda e supressão.As diretrizes de tombamento são exatamente o oposto do que está sendo feito e visa à preservação das espécies arbóreas. Em caso de supressão, indica o replantio imediato de novas espécies próximas ao local. Já entramos em contato com a Diretoria de Patrimônio e pedimos que seja averiguado junto a regional Leste, se o serviço citado está de acordo com as diretrizes do tombamento”.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Regional Leste, as podas e supressões de espécimes nas últimas semanas fazem parte de uma força-tarefa, para atender à demanda do bairro, pois a prefeitura age também mediante denúncias e solicitações dos cidadãos. Quando recebem uma solicitação de corte, poda ou denúncia de que uma árvore está oferecendo perigo, um engenheiro analisa e faz um laudo, determinando o que deverá ser feito. Essa ação já foi realizado em outros bairros da Leste como o Esplanada, Santa Inês, João Veiga e está previsto para o Sagrada Família.

Ainda segundo a Assessoria de Comunicação, a operação em Santa Tereza foi paralisada, devido ao tombamento urbano do bairro, feito pelo Patrimônio Cultural. Como previsto haverá o replantio nos locais onde houve a supressão. 

Anúncios