9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – Programa Democratizando - Santa Tereza Tem
Logo

9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – Programa Democratizando

De quinta a domingo (19 a 22.02), o Cine 104 exibe filmes da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – Programa Democratizando, que leva parte da programação para diversos pontos de exibição no Brasil. A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cultura.

 A entrada é franca e os filmes serão exibidos às 20h30. Outro destaque é que os filmes serão exibidos com legendas close caption, que permitem um maior entendimento do filme por pessoas com deficiência auditiva. 

Os filmes a serem exibidos são os seguintes:

  19 de fevereiro, 20h30 – Cabra Marcado para Morrer
Direção – Eduardo Coutinho – Brasil, 1984, 119 min – Classificação indicativa – 12 anos

CINE cabra-marcado-para-morrerSinopse – Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.

 

20 de fevereiro, 20h30 – Rio Cigano
Direção – Julia Zakia – Brasil, 2013, 80 min – Classificação indicativa – 14 anos

cine rio ciganoSinopse – A história da cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes. Durante uma viagem, os ciganos se veem obrigados a atravessar a fazenda de um conde, de onde são expulsos. Em meio à fuga, uma das meninas se perde e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da condessa e, absorvida pelo trabalho, cresce agarrada às poucas lembranças da vida cigana. Kaia, por sua vez, é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir sozinha em busca de Reka.

 

21 de fevereiro, 20h30 – A Vizinhança do Tigre
Direção – Affonso Uchoa – Brasil, 2014, 95 min – Classificação indicativa – 16 anos

cine a vizinhançaSinopse – Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

 

22 de fevereiro, 20h30 – Que Bom te Ver Viva
 Direção – Lúcia Murat – Brasil, 1989, 95 min – Classificação indicativa – 16 anos

cine que bomSinopse – Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.

 

Sobre a Mostra

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul compõe uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura de respeito aos Direitos Humanos. Lançado em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o projeto tem se sedimentado nacionalmente como espaço de reflexão sobre ideais de liberdade e de igualdade e sobre a luta por direitos.

 Em sua 1ª edição, a Mostra aconteceu em seis cidades brasileiras. Ano a ano, o projeto vem sendo ampliado. A 9ª edição chegará a todas as capitais, além de mil locais de exibição em todo o país (inscritos por intermédio do projeto Democratizando), em unidades do sistema socioeducativo e em embaixadas brasileiras no exterior.

Por ocasião dos 50 anos do golpe militar, que inaugurou uma etapa da história marcada por sistemáticas violações de Direitos Humanos no país, a 9ª edição da Mostra tem como temática o Direito à Memória e Verdade.

SERVIÇO

Programação especial da 9a Mostra de Cinema e Direitos Humanos – Democratizando)
Cine 104: Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro – BH
Tel. (31) 3222.6457
Entrada gratuita 
Estacionamento conveniado – Park Box (Av. Santos Dumont, 218 – Centro) – R$ 5 (preço único)

Anúncios