O jornalista e morador de Santa Tereza, Luis Góes, acaba de lançar mais um livro sobre a história de um dos poucos bairros de Belo Horizonte, que ainda mantêm algumas das suas características históricas e arquitetônicas do século XX.
“BAIRRO SANTA TEREZA, Tradição e História” traz em suas 260 páginas 500 imagens, resultado de um trabalho de 30 anos de pesquisas em jornais, livros, relatórios, atas de entidades, entrevistas com antigos moradores, coleta e cópia de documentos e fotografias.
Além de contar a história dos imigrantes que vieram para a região nos fins do século XIX, Luis Góes publica informações sobre dezenas de famílias que se estabeleceram no bairro, desde o princípio de 1900, e entidades como o Exército, Polícia Militar, as igrejas e as atividades de cultura e lazer como as associações, os clubes de teatro, recreativos, cinema, o futebol e carnaval.
O livro, que custa R$ 30,00, é uma ótima fonte de pesquisas para estudantes, em todos os níveis, estudiosos da história da cidade e para os moradores, os recém-chegados e os antigos, terem uma ideia de como era e como o Bairro Santa Tereza.
A edição, por não contar com patrocínios oficiais ou de empresas, foi realizada de forma independente. Luis Góes explica que, “depois de apelar a várias empresas, entidades e governo sem sucesso, resolvi publicar o livro assim mesmo. Para isso contei com a ajuda dos amigos e pessoas que tem simpatia e relacionamento com o Bairro Santa Tereza”.
Assim, quem quiser colaborar e ao mesmo tempo ter o livro, que é também uma boa opção para presentear, pode entrar em contato com o autor pelo e-mail [email protected]