Para mobilizar a população ao combate da Dengue e da Febre Chikungunya, doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado de Saúde lança nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro, o “Acabe com o mosquito”, um jogo de aventura disponível para celular e tablet. O objetivo é despertar o interesse de crianças e adolescentes e fazer com se tornem ativos no combate à disseminação do mosquito nos ambientes em que convivem, como casa e escola e, ainda, contribuam para conscientizar suas famílias e vizinhos.
O jogo tem 11 fases e em cada uma delas os jogadores devem ser capazes de superar os desafios enquanto aprendem sobre as doenças (sintomas, riscos da automedicação, etc). E, ainda, são desafiados a eliminar focos do mosquito, tapando caixas d’água, virando garrafas, eliminando pratos de plantas, entre outras ações. Os personagens do jogo fazem parte de uma família formada por pai, mãe, uma filha adolescente, um filho e um cão. Moram em uma casa com quintal, sendo todos responsáveis por manter o mosquito longe da residência. Além dos mosquitos que deverão ser evitados, o jogo também terá outro personagem: uma lagartixa, que será vigilante da família e cuidará do bem-estar dela.
A expectativa da SES é de que a plataforma seja um instrumento útil para sensibilizar sobre a importância de cada cidadão fazer sua parte com cuidados simples, como manter limpos quintais e outras áreas da casa que podem acumular água e facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O game ainda fornece informações sobre a diferença entre as duas doenças, sintomas e tratamento. “O jogo desperta nas pessoas a lembrança sobre os cuidados a serem adotados no dia a dia de uma forma divertida e lúdica. São apresentados os focos de proliferação do mosquito, sintomas da doença e principalmente a ação da família no cuidado com sua casa, deixando claro que mais do que ter a informação é preciso que as pessoas ajam”, avalia Thiago Peixoto, coordenador de publicidade da Secretaria de Estado de Saúde.
O “Acabe com o mosquito” já está disponível para download em tablets e celulares. O jogo é compatível com as plataformas Android, Apple e Windows Phone e pode ser baixado gratuitamente nas lojas online de cada uma delas.
Inspiração vem de jogo australiano
O jogo, “Acabe com o mosquito”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foi inspirado em uma campanha criada em 2012 para o metrô da Austrália, intitulada “Dumb Ways to Die” (Maneiras estúpidas de morrer), que teve como objetivo reduzir o número de acidentes na rede ferroviária do país. A campanha teve um retorno positivo: reduziu em 30% os acidentes envolvendo descuido e falta de atenção e o vídeo do jogo foi o mais compartilhado da história de campanhas de utilidade pública e ganhou um game para smartphones e tablets.
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