Você pode unir o útil ao agradável: visitar os diversos ambientes da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte – FZB-BH (Zoológico, aquário do São Francisco e Jardim Botânico) e aproveitar para descartar lá pilhas e baterias de celulares de forma correta.
O descarte desse produtos no lixo doméstico, recolhido pelo Serviço de Limpeza Urbana, é uma agressão à natureza e contribui para a poluição dos lixões e aterros sanitários, devida à sua composição química. Isso gera um grande problema para o homem e, principalmente, para o meio ambiente, porque as pilhas e baterias possuem componentes altamente tóxicos como mercúrio, cádmio e chumbo, que contaminam o solo, cursos d’água e lençóis freáticos.
E a FZB-BH, visando contribuir com ações de preservação ambiental, desde o mês de outubro, está realizando uma campanha de recolhimento de pilhas e baterias de celular. Para isso, funcionários do setor de manutenção construíram cinco coletores exclusivos de madeira que foram distribuídos em pontos estratégicos da instituição, que fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha.
Já foram recolhidos mais de 18 quilos desse material, que foi encaminhado para um posto oficial de recolhimento, no hipermercado Via Brasil. A iniciativa é de grande importância, especialmente se for levado em conta que, segundo dados da indústria brasileira, no país mais de um bilhão de pilhas e cerca de 400 milhões de baterias de celular são produzidos e comercializados todos os anos.