No escurinho do cinema em Santê - Santa Tereza Tem
Logo

No escurinho do cinema em Santê

cinema casal“No escurinho do cinema, chupando drops de anis, longe de qualquer problema, perto de um lugar feliz”, já cantava Rita Lee. E seguindo a letra da música, sem o drops de anis, é claro (nem sei se existe ainda), várias pessoas vieram assistir às primeiras sessões da Latino 2014: IV Mostra de Cinema Espanhol e Latino-Americano”, promovida pelo Instituto Cervantes e a Fundação Municipal de Cultura.

 

cinema amigos

Os amigos Alice Vitória Brito Leite, Guilherme Borelli Araújo e Priscila Marinho Alves saíram, ontem direto do trabalho, para assistir à primeira sessão, das 17h. Eles, que trabalham no Memorial da Arquidiocese,  bem em frente à Praça, comentaram que foi muito interessante, ir ao cinema na Praça, um espaço ideal para isso. Gostaram do filme exibido, A isca, (El Cebo), de Ladislao VajdaPriscila, e Priscila considera ser bom conhecer produções de outros diretores e países, que não as de Hollywood. E prometem voltar para assistir a outros filmes.

 

cinema raimaraO casal Roger Pla e Raimara Gama, ele espanhol e ela brasileira, apesar de morar no bairro Anchieta, já são frequentadores da Praça de Santa Tereza. E ontem vieram para a sessão das 19h. Com a pipoca comprada, enquanto aguarda o início do filme, Roger comenta que na Espanha é comum a exibição de filmes em praças e que a iniciativa do Cervantes merece aplausos.

 Raimara diz que Santa Tereza é, ainda, um dos bairros em que é possível aproveitar a praça tranquilamente, pois há pouco movimento de carro. “O lugar é gostoso e lembra as cidades do interior. Infelizmente no Anchieta não temos praça. Então de vez em quando a gente vem aqui. Hoje viemos para assistir ao filme.”

Hoje serão exibidos os seguintes filmes:

17h: Mapa – León Siminiani – Espanha, 2012. – 85 minutos

Documentário -Classificação indicativa: livre

Após passar por um traumático termino amoroso, o diretor espanhol León Siminiani decide fazer uma viagem a fim de curar a sua mágoa. O destino ideal para tratar de sua alma e refazer o seu espírito parece obvio: a Índia. Neste filme-diário, o diretor se expõe de forma direta e crua, enquanto debocha de suas próprias frustrações e de sua culpa burguesa. Por isso, é um filme em construção, em que o criador compartilha sua busca com o espectador e o processo criativo se torna o tema central.

19h: O Apartamentinho. El pissito – Marco Ferreri, Isidoro M. FerryEspanha, 195977 minutosComédia. Cine clássico espanhol em preto e brancoClassificação indicativa: 12 anos

Rodolfo e Petrita têm 12 anos de relacionamento. Para casar precisam de um apartamento e não há forma de encontrar. Rodolfo vive de aluguel em casa de dona Martina, uma anciã que está a ponto de morrer, coisa que o caseiro está esperando para poder desalojar a moradia e derrubar o edifício. Alguns amigos aconselham a Rodolfo uma solução heroica: se casar com a dona Martina e esperar o pouco que lhe resta de vida para herdar o aluguel. Em principio, ele resiste, mas cada vez com menos força.

21h: Dias de futebol. Días de fútbol – David Serrano de la PeñaEspanha, 2003 – 110 minutosComédia -Classificação indicativa: 16 anos

Jorge têm trinta anos e pensa que sua vida não pode piorar. Seu trabalho lhe deprime e sua namorada o deixa quando ele a pede em casamento. Mas as coisas sempre podem piorar e como se sente só, a única alternativa e vigiar seus amigos: Ramón não sabe o que mais lhe perturba, se a situação com ex namorada, ou sua mais que perdida luta contra a calvície; G; Gonzalo leva tanto tempo estudando Direito quanto procurando namorada; Carlos aspira a ser um grande ator mas não passa de ser coadjuvante em um programa de televendas; Miguel é policia e pai de família mas seu sonho é ser cantor, isso se sua mulher deixar. O único que parece levar controladas as rendias de sua vida é Antônio, mas isso não quer dizer muito tendo em conta que acaba de sair da cadeia. A brilhante solução para mudar suas vidas é voltar a montar a equipe de futebol que tinha de jovem, e por fim ganhar algo em sua vida, ainda que seja um troféu de futebol.

Anúncios