Já começou a montagem da estrutura que irá abrigar da “Latino 2014: IV Mostra de Cinema Espanhol e Latino-Americano”, na Praça Duque de Caxias, que se transforma em um grande cinema partir de 10 até 13 de dezembro. A mostra, que trará mais de 15 sessões de filmes legendados em português, será exibida em uma tenda especial com todas as comodidades de um cinema, como tela grande, cadeiras confortáveis e inclusive com ar condicionado. Assim, mesmo que chova, a exibição dos filmes não será prejudicada.
Promovida pelo Instituto Cervantes e com apoio da Fundação Municipal de Cultura, a mostra tem curadoria de Marta Ruiz Espinosa.
Ignácio Martinez-Castignani, diretor do Instituto Cervantes e Adido Diplomático do Governo da Espanha explica que o objetivo do festival é difundir a cultura e a língua espanhola e latino-americana em Belo Horizonte e o cinema é uma arte que aproxima as pessoas e essencial para essa tarefa.
Segundo Ignácio Martinez, “trazer o festival para bairro de Santa Tereza é montar um espaço específico no meio da praça é uma forma de popularizar e tornar acessível o cinema a todo mundo. Inclusive a entrada é franca.”
Além disso, ele diz que a praça é um lugar de encontro das pessoas, de namorar e de debates, assim é o ideal para a exibição dos filmes e os filmes de sábado são quase todos censura livre para que os pais possam levar as crianças.
A primeira sessão, amanhã, é às 17h com o filme A isca. El Cebo de Ladislao Vajda (Espanha, Suíça, Alemanha 1958). A segunda sessão é às 19h, o filme Carmina ou que se exploda. Carmina o revienta de Paco León-( Espanha, 2012). E a última, às 21h, é Branca de neve. Blancanieves, de Pablo Berger (Espanha, 2012) . Todos têm classificação 12 anos.
Lembrete: A entrada é gratuita e a retirada do ingresso, um por pessoa, pode ser feita meia hora antes de cada sessão. Como são 150 lugares é bom chegar mais cedo.
Clique aqui para acessar a programação completa e ler as sinopses dos filmes