As chuvas começaram a chegar, discretamente, no Sudeste, mas ainda não devem ser suficientes para repor a água nos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A população sofre com a estiagem prolongada, mas a economia de água deve ser praticada por todos os brasileiros, em tempos imprevisíveis de mudanças climáticas. E para ajudar as famílias a economizarem, diversos aplicativos e ferramentas online estão disponíveis para fazer a contagem e controlar o que é gasto de água em casa.
Preocupados com a escassez de recursos hídricos, um grupo de alunos do Rio de Janeiro desenvolveu um aplicativo para combater o desperdício. O iWater.capile.net – calcula o gasto de água em atividades do dia a dia como, por exemplo, abrir uma bica, um banho demorado ou uma lavagem de carro com mangueira, e carrega o histórico de consumo do usuário.
A Organização das Nações Unidas prevê que a população precisará de 40% a mais de água em 2030 e, ainda assim, os brasileiros estão muito distantes do tema água, que só chama a atenção quando há uma crise instalada.
O estudante Victor Capilé, de 16 anos, que desenvolveu o iWater, explica que, além da contagem, a ferramenta traz informações e curiosidades sobre os recursos hídricos no mundo. “Acredito que a falta de água ainda pode desencadear guerras se não fizermos alguma coisa. Então decidimos levar o projeto adiante, porque as pessoas precisam ter essa conscientização”, disse Victor.
O aplicativo gratuito, criado como trabalho para a feira de ciências da Escola Garriga de Menezes em 2013, já está disponível na internet no iwater.capile.net. Os alunos agora querem aprimorá-lo e também estão arrecadando fundos para disponibilizar a versão para smartphonesnas lojas de downloads.
Além do iWater, outros aplicativos e ferramentas estão disponíveis para a população. Para os moradores da cidade de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo criou a Calculadora dos Sonhos, uma ferramenta que permite controlar o consumo e projetar o desconto que pode ter na conta de água.
O aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, orienta as pessoas em relação ao consumo consciente da água, além de oferecer calculadora de banho, dicas para um consumo eficiente e game sobre vazamentos. O instituto também possui uma plataforma que testa o consumo consciente das pessoas.
A Agência Brasil também encontrou para downloads os aplicativos Hydro , Da Sua Conta, Sai Desse Banho e o Fake Shower. Esse último, de forma bem humorada, permite manter a privacidade evitando o desperdício de água, já que há ainda quem ligue o chuveiro ou a torneira para evitar que outras pessoas ouçam os sons vindos do banheiro.
Transcrito da Agência Brasil: Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar