A recém-criada ABREST (Associação dos Bares e Restaurantes de Santa Tereza) empossou no dia 23 de abril sua primeira diretoria, tendo à frente o empresário Elias Brito, proprietário do restaurante La Crepe, funcionando em Santa Tereza, há oito anos.
Elias vive no bairro há 34 anos, tendo sido praticamente criado dentro do Clube Oásis. Ainda adolescente tornou-se campeão mineiro e brasileiro de levantamento de peso, treinando em uma academia, que funcionava à Rua Dores do Indaiá, cujo proprietário, Márcio, já faleceu.
Por um tempo, viveu em Dores do Indaiá, onde como secretário municipal da cultura fez uma virada na cidade, estimulando a cultura popular e envolvendo crianças carentes em um projeto social. Além disso, foi empresário do grupo musical “Clube da Bossa Nova”, proprietário de boate e promoter de vários estabelecimentos em BH.
Com esse currículo santaterezense e como empresário ninguém melhor para liderar a ABREST, que, segundo ele foi criada pela necessidade comum de todos os bares resolverem junto à prefeitura a proibição das mesas e cadeiras nos passeios. Elias conta que essa questão já está resolvida, com a autorização especial garantida pela decisão dacomissão técnica de legislação urbanística, baseada no fato de ser Santa Tereza ser Área de Diretrizes Especiais (ADE). Assim, foi permitido o uso dos passeios, que possuem entre dois e três metros de largura – as calçadas do bairro, em sua maioria, medem 2,8 metros. Também neste caso metade do espaço deve ser destinada à circulação de pessoas. Essa é uma das vantagens de Santa Tereza ser protegida pela ADE.
Atualmente, a Associação, conta ele, tem 40 estabelecimentos associados, mas a meta é atingir os cerca de 80 bares existentes no bairro, garantindo assim uma maior representatividade da Abrest. Esta representatividade proporcionará força junto aos órgãos públicos e legislativo da cidade para criar e aprovar leis direcionadas ao desenvolvimento do setor de bares e restaurantes da região. Além da união dos empresários do setor, Elias defende que todas as associações e entidades, iexistentes no bairro, ndependente de seus objetivos particulares se unam para conquistar benefícios para Santa Tereza.
Entre as metas da entidade, para este ano ainda, Elias cita a promoção do projeto “Circuito gastronômico da Santa Tereza”, para estimular o turismo no bairro e a qualificação do pessoal da área, visando os eventos esportivosmundiais que acontecerão em Belo Horizonte. Também está previsto a realização de um trabalho social no bairro, ainda a ser definido qual e como será feito.
Mas para que tudo isso aconteça e beneficie a todos – empresários e a comunidade – é preciso que todos os proprietários de bares e restaurantes se juntem à Abrest, pois somente assim, a entidade poderá se fortalecer, ressalta Elias Brito. É aquela antiga história, mas que nunca sai de moda – a união faz a força.
Mas uma coisa é certa: se depender de Elias muita coisa vai mudar para melhor em Santé.