Inscrições abertas para temporada FAN 2018/2019 - Santa Tereza Tem
Logo

Inscrições abertas para temporada FAN 2018/2019

Temporada FAN 2018/2019 abre inscrição para curso de Assistente de Produção

A Temporada FAN trata-se de um conjunto de ações que antecede o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte. Nesta edição, o evento conta com atividades formativas e reflexivas focadas na capacitação de novos produtores culturais na cidade, por meio de cursos, workshops e oficinas, além da programação especial do Fanzinho.

O evento, que abrange uma série de atividades sob a temática das artes negras, abriu inscrições para um curso de Assistente de Produção, que visa à formação de jovens produtores culturais em Belo Horizonte e região. São oferecidas 20 vagas, destinadas, principalmente, para jovens entre 16 e 29 anos de idade, moradores de periferia e que tenham algum envolvimento com atividades culturais. As inscrições podem ser feitas de 22 de novembro a 10 de dezembro, por meio do site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

A Temporada FAN promove uma série de atividades entre oficinas, workshops, shows e atividades culturais, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019. O evento é uma realização do Instituto Periférico, com o incentivo do Governo de Minas Gerais e Secretaria Estadual de Cultura, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e patrocínio da CEMIG. Todas as ações do evento têm entrada gratuita.

CURSO DE ASSISTENTE DE PRODUÇÃO CULTURAL 

O Curso de Assistente de Produção Cultural tem o objetivo de ampliar as possibilidades de trabalho nas produções da cidade, fomentar a articulação entre agentes culturais e oferecer instrumentos e técnicas de trabalho para os participantes, além de articular a prática de produção com as discussões sociais, raciais e culturais dentro de Belo Horizonte.

Compõe a grade curricular do curso disciplinas como Educação, Cultura e Sociedade, Cenário da Produção Cultural, Juventude e Trabalho e Linguagens. O corpo docente conta com o professor mestre em educação Marco Antônio Silva e a jornalista mestre em comunicação Carolina Abreu Albuquerque, além dos curadores do curso o produtor cultural mestre em educação Romulo Silva e a produtora cultural e relações públicas Ana Alyce Ly. O curso de Assistente de Produção Cultural acontece de 14 de janeiro a 20 de fevereiro de 2019, e tem carga horária total de 81 horas, divididas em aulas que acontecerão quatro vezes por semana, das 19h às 22h, no Centro de Referência da Juventude.

O FESTIVAL DE ARTE NEGRA – FAN-BH

O FAN-BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedica-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas. Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra. Desde 1995, atua como um importante instrumento para valorização de manifestações populares, impulsionando a formação de um mercado local e fomentando a inserção de artistas da cidade nos circuitos culturais. Suas atividades também provocam diversificadas reflexões e promovem a democratização do acesso ao bem cultural pelos diversos setores da cidade.

Temporada FAN 2018|2019
De novembro de 2018 a fevereiro de 2019
ATIVIDADES GRATUITAS
Informações: www.bhfazcultura.pbh.gov.br / www.facebook.com/fan.bh

Anúncios