Ipê, azaleia, camará e o pôr do sol - Santa Tereza Tem
Logo

Ipê, azaleia, camará e o pôr do sol

Ipê, azaleia, camará e o pôr do sol

por Luis Borges ,  31 de agosto de 2018  A vida em fotografias

Estamos chegando aos momentos finais de agosto, o mês do mau agouro e das ventanias do inverno, estação do ano que sinaliza a proximidade de seu fim.  Vivendo e também sobrevivendo em meio a tantas preocupações e expectativas de soluções rápidas para tantos problemas prioritários que acabamos ficando com a sensação que o dia foi curto e que não deu para fazer quase nada. Prisioneiros também de nós mesmos, em nossa baixa capacidade de desparametrizar as coisas da cultura e do sistema político que se aguça nas incertezas eleitorais. Fica o desafio de encontrar pequenas válvulas de escape para aliviar tensões inerentes às lutas travadas. Afinal de contas, se tudo começa com a gente, como não nos dar por vencidos se não estivermos bem com a gente mesmo, por mais doído que seja ficar bem diante de tantos enfrentamentos? Que tal perceber o pôr do sol, pelo menos como um lenitivo para quem não trabalha num ambiente totalmente fechado na hora do crepúsculo? Também porque não dar uma quebrada no ritmo olhando e enxergando a natureza que insiste em resistir apesar, por exemplo, da Amazônia em seu crescente desmatamento?

Pôr do sol em Capinópolis

Esta bela foto do pôr do sol na cidade de Capinópolis (MG), me foi enviada por Dorinha Silva. Os últimos raios solares banham de luz o ipê de folhas e flores caídas no chão. Também vale contemplar as fotografias de Sérgio Verteiro, registrando as azaleias e camarás que despertaram seus olhares, respectivamente nas ruas Hermílio Alves e Mármore no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Foto: Sérgio Verteiro

Tudo pode parecer tão pouco, mas é também da soma infinita de infinitésimos que se constróem possibilidades de mudanças, que podem começar de maneira simples a partir de nós mesmos.

Foto: Sérgio Verteiro

 O artigo foi publicado primeiro no blog Observação&Análise do morador de Santa Tereza, Luis Borges.

Anúncios