FIT divulga os espetáculos selecionados - Santa Tereza Tem
Logo

FIT divulga os espetáculos selecionados

FIT divulga os espetáculos selecionados para o 14º Festival Internacional de Teatro de BH

A organização do FIT-BH divulgou, no  dia 30 de agosto (quinta-feira), os dez espetáculos mineiros selecionados para participar da mostra local da 14ª edição do. Foi recebido um total de 178 inscrições de grupos e artistas de Belo Horizonte e Minas Gerais. O resultado final está publicado no site oficial do FIT-BH (fitbh.com.br) e também nas redes sociais do festival: facebook.com/fitbelohorizonte e @fitbh.

Os trabalhos escolhidos foram: Rua das Camélias (Cia. Vórtica de Teatro), Two Ladies (Oh Ladies! Group), Peixes (Ana Régis), Espécie (Igor Leal – Beijo no seu Preconceito), Fuck her (Ludmilla Ramalho), Deformação (Priscila Rezende), A Jagunça (Insólita Companhia), O Grito do Outro – O Grito Meu! (Cia. Espaço Preto), Sublime Travessia (Dudude) e A Santa do Capital (Cóccix Companhia Teatral). A classificação completa dos espetáculos pode ser conferida pelo site.

A seleção dos espetáculos foi realizada por uma comissão paritária convidada, composta por membros da sociedade civil (Anderson Feliciano, Carolina Braga, Antônio Carlos Ferreira e Ângelo César Fernandes), e da administração pública (Fernanda Álvares Vidigal, Graziella de Souza Pereira, Márcio Emmanuel de Oliveira Moraes, Roza Maria Oliveira).

Os espetáculos foram assistidos e avaliados pela comissão por meio de registro audiovisual (contendo a obra na íntegra) disponibilizado pelos artistas. Todo processo seletivo, das inscrições à divulgação do resultado dos espetáculos, teve o suporte do Instituto Periférico, Organização da Sociedade Civil selecionada por meio de chamamento público e, que nesta edição, assina a correalização do Festival, ao lado da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante o processo seletivo, feito em etapa única, foram considerados os seguintes itens: dramaturgia; encenação; atuação; concepção do espaço cênico e demais elementos que compõem o espetáculo, tais como iluminação, sonoplastia, cenário, figurinos, adereços, objetos de cena e outros componentes; viabilidade técnica; viabilidade orçamentária;

O desenvolvimento do conceito “Corpos-dialetos” que permeia toda a programação do FIT-BH deste ano também foi considerado na escolha das obras. Assim como os trabalhos apresentados nas mostras nacional e internacional,  os espetáculos escolhidos para a Mostra Local ressoam, em sua encenação, um teatro brasileiro contemporâneo, que faz seu percurso na contramão de uma arte eurocentrada, estruturado nas matrizes africanas e marcado por debates estético-políticos sobre questões de gênero e étnico-raciais.

Foto: Mariane Botelho

Anúncios