Santa Tereza terá murais artísticos em vários espaços - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza terá murais artísticos em vários espaços

Santa Tereza terá murais em vários espaços  no Festival Território Arte Urbana

Esta é a primeira edição  do evento, que será realizado de 24 a 28 de julho,  em diversos espaços do bairro Santa Tereza: Salão da Léia – Rua Mármore, 430; Mercearia do Nivaldo – Rua Mármore, 567; Restaurante Sheridan – Rua Mármore, 588; Desde 1999 – Rua Mármore, 758; Bar do 1000ton – Rua Mármore, 825; Bar Santê – Rua Dores do Indaiá, 96; Santo Ofício Coworking – Rua Divinópolis, 284; Santa Pizza – Rua Silvianópolis, 452; Birosca S2 – Rua Silvianópolis, 483 e Praça Joaquim Ferreira da Luz, s/n.

Camila Lacerda, que vive e tem seu ateliê em Santa Tereza é uma das seleicionadas

Quem passar pelo bairro durante o festival vai poder acompanhar os artistas realizando seus trabalhos em diversos suportes como pinturas, graffitis, instalações, lambe-lambes e fotografias. Armados com sprays, tintas, linhas e muita criatividade, eles vão transformar o bairro em uma galeria a céu aberto.

O time de 15 artistas, selecionado entre 200 inscritos de diversas regiões do País,  é composto por nove mulheres e seis homens, reforçando a presença do feminino também nas artes urbanas. A seleção foi feita pela equipe do projeto e os curadores  Marcela Yoko e Tales BedeschiEntre as obras escolhidas estão grafite, pintura, instalação, fotografia, escultura, bordado e lambe-lambe.

Nas fachadas estão os belo-horizontinos Clara Valente, Fernando Fonseca, Itamara Ribeiro, Karina Felipe, Priscila Amoni, Tatiana Cavinato e Zadô Luz; o paulistano Cris Rodrigues; e Guilherme PAM, de Guapé, Minas Gerais. Entre os eleitos de BH que realizarão as obras no muro do metrô estão nomes do graffiti e do muralismo como Alexandre Rato, Binho Barreto,
Iron e as artistas Camila Lacerda (de Santa Tereza), Denise dos Santos e La niña.

Ao todo são nove trabalhos, que formarão o circuito de obras que se inicia pela Praça Duque de Caxias, seguindo pelas ruas Mármore, Dores do Indaiá, Divinópolis e Silvianopólis. O circuito culminará na Praça Joaquim Ferreira da Luz (na Rua Divinópolis)  onde acontecerão seis intervenções de muralismo e grafite no muro do metrô. Os trabalhos ficarão expostos para visitação de 28 de julho a 19 de agosto.

“A proposta é que os moradores e visitantes de Santa Tereza e da cidade desfrutem do processo criativo que transformará a aparência dos locais graças às técnicas, materiais, conceitos e qualidade artística das propostas”, como pontua a organização do projeto.

Santa Pizza, Restaurtnae Sheridan e muro do metrô na Praça Joaquim Ferreira da Luz três dos nove espaços que recebem intervenções

Atividade paralela

O festival também contará com a exibição de uma Mostra de Filmes de Arte Urbana e ois seminários abertos ao público no MIS Cine Santa Tereza e Exposição na Galeria Mama/Cadela em parceria com a Casa Camelo – Edição TAU. Para o encerramento, no dia 28 de julho, o TAU promoverá algumas atrações em parceria com projetos de grande importância para as artes visuais e urbanas em Belo Horizonte como a Edição especial do percurso Pedalando Pelos Muros do Instituto Amado, a visita guiada pelo circuito de obras e atividades na Praça Joaquim Ferreira da Luz com as atrações DJ Amy, Breaking no Asfalto, stand com produtos do Museu de Rua e Kitutu.

Sobre o TAU

Inspirado no projeto C.A.L.L.E que acontece anualmente no bairro Lavapiés, em Madrid, na Espanha, o TAU também vislumbra a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas da capital mineira, de Minas Gerais e do Brasil dedicados a pensar a relação entre a arte e o urbano.

“Tive a ideia de realizar o TAU assim que voltei do mestrado em Madrid, onde pude ter contato com o projeto C.A.L.L.E, em 2015. Escolhi o Santa Tereza por ter uma relação afetiva e por conta da tradição do bairro de ser uma zona boêmia e onde vivem diversos artistas de todas as áreas. Com essa iniciativa pretendemos fortalecer a arte urbana em BH e promover um espaço de incentivo, encontro e troca para os participantes”, conta Gisele Milagres.

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, o TAU – Território Arte Urbana é executado pela mercê soluções culturais com o patrocínio da Lápis Raro Agência de Comunicação. O projeto conta ainda com o apoio do MIS Cine Santa Tereza, da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Santa Pizza, Restaurante Sheridan, Xeque-Mate e Paris 68. E parceiros Museu de Rua, Cura – Circuito Urbano de Artes, Galeria Mama/Cadela, Casa Camelo, Instituto Quarto Amado, Breaking no Asfalto e Kitutu.

SERVIÇO
TAU – Território Arte Urbana
Local: Bairro Santa Tereza, BH (Praça Duque de Caxias, Ruas Mármore, Dores do Indaiá, Divinópolis, Silvianópolis e Praça Joaquim Ferreira da Luz)
Execução das obras: 24 a 28 de julho
Mostra aberta ao público: 28 de julho a 19 de agosto
Encerramento: 28 de julho na Praça Joaquim Ferreira da Luz
Realização: mercê soluções culturais
Mais informações no site: www.territorioarteurbana.com.br

Anúncios