Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha - Santa Tereza Tem
Logo

Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha

Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG de 8 a 13 de maio, no campus, na Pampulha

O evento com 90 expositores de 28 municípios em sua 22ª edição homenageia Frei Chico, principal pesquisador da cultura popular do Vale

A região do Vale do Jequitinhonha é marcada por uma vasta produção de bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros tipos de artesanato. A cada ano, a UFMG traz para Belo Horizonte parte dessa riqueza cultural de Minas Gerais com o objetivo de promover o trabalho desses artistas e ampliar as possibilidades de reconhecimento e comercialização de seus produtos.

Organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a feira, que será realizada de 8 a 13 de maio, apresenta uma amostra representativa da vasta produção de artesanato, arte, bordado, tecelagem e outros bens culturais da região do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

Maria das Dores Pimentel Nogueira, coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, explica que “a parte financeira é importante, sim. Mas é mais do que isso, é um espaço de encontro, de troca de saberes. Alguns artesãos só se encontram aqui na feira, uma vez por ano. É também, um espaço de encontro entre o saber tradicional e o científico. Além disso, a comunidade universitária acolhe a comunidade do Vale do Jequitinhonha com muito carinho”. 

A Feira de Artesanato também terá programação cultural durante toda a semana, com apresentações musicais, além de exposição e homenagem ao religioso Frei Chico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região, falecido em janeiro de 2023, aos 83 anos.

Homenagem a Frei Chico

Nascido na Holanda, Frei Francisco Van der Poel chegou ao Brasil na década de 1960. O frade franciscano morou durante muitos anos em Araçuaí, município do Vale do Jequitinhonha e dedicou mais de 40 anos de sua vida a pesquisar a cultura do Vale. Ele fundou o coral Trovadores do Vale e escreveu o Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil, com 8,5 mil verbetes e 350 ilustrações relacionados à cultura popular.

Frei Chico – Festa do Rosário de Aracuai – Foto Lori Figueiró.

“Frei Chico foi a pessoa que percebeu a beleza da cultura popular do Vale e mostrou aos próprios moradores da região o quanto aquilo era valioso. É muito comum as pessoas não valorizarem a cultura que está ali, no quintal de casa ” explica Maria das Dores Nogueira. “Para nós, é uma honra homenagear Frei Chico”, acrescenta.

O tributo terá apresentações do coral Trovadores do Vale, uma tenda com exposição de objetos, livros e vídeos de Frei Chico e a presença da artesã Lira Marques, mestra de ofício, ceramista e parceira do religioso nas pesquisas sobre a cultura do Vale do Jequitinhonha.

Lira Marques e Frei Chico se conheceram quando ela começou a participar do coral Trovadores do Vale, em 1970.  A artesã logo reconheceu, no repertório do coral, as músicas que ouvia da mãe e passou a ajudar o frade nas pesquisas e registros das diferentes manifestações artísticas da população do Vale do Jequitinhonha. O resultado dessas mais de quatro décadas de dedicação da dupla está nas mais de mil páginas do Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil. Exemplares da obra serão colocados à venda na feira, trazidos pelo ‘Museu de Araçuaí – Um presente de Frei Chico e Lira Marques’.

Frei Chico e Lira Marques – foto Lori Figueiró

Programação cultural

A 22ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG contará com programação cultural durante todo o evento. Nesta edição, apresentam-se o violeiro Victor Batista, com o show Viola de arame, Rubinho do Vale, o Coral Trovadores do Vale, em homenagem a Frei Chico, e a dupla Beatriz Farias e Tau Brasil. 

22ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG

8 a 13 de maio
Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)
Segunda a quarta e sexta-feira, das 9h às 18h; quinta, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 14h
Todos os eventos, gratuitos, serão realizados na Praça de Serviços, no campus Pampulha.

Viola de Arame –  show de Victor Batista
8 de maio, segunda-feira, às 12h30

Remetente – performance de Adelita Siqueira
9 de maio, terça-feira, às 12h30

Rubinho do Vale e Coral Trovadores do Vale – homenagem a Frei Chico
10 de maio, quarta-feira, a partir das 11h30

Coral Trovadores do Vale
11 de maio, quinta-feira, às 17h30

Beatriz Farias e Tau Brasil em cantoria – show musical
12 de maio, sexta-feira, às 12h30

Anúncios