19° FESTCURTASBH - Santa Tereza Tem
Logo

19° FESTCURTASBH

Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, de 29/09 a 08/10

O FESTCURTASBH  consolida-se como um dos mais importantes festivais brasileiros dedicados ao curta-metragem. Nesta 10ª edição vai exibir 147 filmes, em 67 sessões. A intensa programação gratuita do FESTCURTASBH contará ainda com seminários, oficinas, cursos, debate e shows.

Assim, no período entre 29 de setembro e 8 de outubro, Belo Horizonte se torna palco de um dos mais importantes festivais de curta-metragem do Brasil. A 19ª edição acontece no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes .

O Festival promove a difusão da produção cinematográfica nacional e internacional do curta-metragem que lida de forma inquieta e inventiva com temas da atualidade e, ao mesmo tempo, faz um gesto de resgatar e revisitar obras históricas pouco conhecidas do público. Luta política, memória, corpo, gênero e espaço urbano são algumas das questões abordadas nas mostras competitivas, paralelas e especiais.

ROGRAMAÇÃO – Cine Humberto Mauro
PROGRAMAÇÃO – Sala Juvenal Dias 

A Mostra Competitiva irá premiar os melhores curtas nas categorias “Minas”, “Brasil” e “Internacional”, com prêmios em dinheiro, serviços nas áreas de montagem e finalização de filmes e o Troféu Capivara. O FESTCURTASBH realiza também as mostras Paralelas e Especiais.

Além das já tradicionais Juventudes, Infantil, Animação e Maldita, as Mostras Paralelas serão divididas em três recortes, a partir de especificidades e afinidades temáticas:
Engajamentos contemporâneos levará ao público filmes, que abordam a opressão e as relações de poder nos espaços e na experiência feminina na sociedade;
Atravessamentos do Presente exibirá filmes marcados pelas disputas cotidianas e os percursos da memória, no cruzamento entre o cinema e outras problemáticas: a guerra, a política, o corpo, a memória;
Extravasamentos trata os excessos da história, do corpo e da imagem, borrando, por meio de recursos narrativos, cênicos ou picturais, as fronteiras da linguagem, das distopias e da representação Queer.

Jorge Iglésias

Todas as mostras dialogam com a relação entre a produção cinematográfica e o mundo social e político.

As Mostras Especiais, com curadoria do crítico de cinema e professor na Escola de Cinema de Cuba, Jorge Yglesias, e da pesquisadora em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais na Université Sorbonne Nouvelle, Naara Fotinele, se voltou para o cinema socialmente engajado, valorizando os diversos formatos fílmicos e as suas experimentações e singularidades.

São compostas pelas vertentes Documentário: invenção de formas/pensamentos crítico (1964-1983), que reúne filmes brasileiros, e Radicais Libres, com a exibição de filmes latino-americanos, atravessados por temáticas sociopolíticas históricas que dialogam e interpelam o contexto.

Além de assinarem a seleção dos filmes da mostra especial, os curadores irão ministrar seminários sobre a obra e importância de cineastas radicais entre as décadas de 1960 e 1980, na produção cinematográfica brasileira e latino-americana e sobre a relação entre o cinema, estética e política dentro do recorte da mostra.

Cabines de exibição
Outra atração do 19º FESTCURTASBH serão as duas cabines de exibição gratuita de todos os filmes inscritos no Festival. As cabines serão instaladas na antiga livraria do Palácio das Artes.

Sessão dos Premiados
No último dia do FESTCURTASBH, 8 de outubro, o público terá a oportunidade de conferir a sessão dos curta-metragem premiados no festival.
A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Programação artística

A 19ª edição do FestCurtasBH vai contar ainda com uma programação artística que dialoga com a diversidade estética e cultural presente nos filmes. No dia 29 de setembro, na abertura do festival, o público poderá conferir, a partir das 22 horas, no Jardim Interno do Palácio das Artes, a apresentação da Orquestra Atípica de Lhamas. No repertório, uma fusão de sonoridades e referências, do charango aos teclados, das alfaias à guitarra.

E no dia 4 de outubro, quinta-feira, a partir das 22 horas, o Coletivo MASTERp la n o une música eletrônica e arquitetura, numa performance que questiona o funcionalismo da cidade e a burocratização do uso dos espaços públicos.

Serviço
19º FESTCURTASBH

Data: 29 de Setembro a 08 de Outubro
Local: Cine Humberto Mauro e Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes
Entrada franca
Verifique a classificação indicativa dos filmes da programação.

Anúncios