Banda Forró Bão Dimais no Arraiá - Santa Tereza Tem
Logo

Banda Forró Bão Dimais no Arraiá

Banda Forró Bão Dimais é atração no Arraiá de Santa Tereza

Letícia Assis

O Arraiá de Santa Tereza está com tudo em cima para ser uma linda festa junina. Com direito a quadrilha, petiscos e brincadeiras, típicas de um Arraiá, esse ano ainda terá como atração a banda Forró Bão Dimais, previsto para sábado às 18h30 e domingo às 20h. O Arraiá de Santa Tereza acontece nesse final de semana, 24 e 25, das 14h às 21h.

Curioso nessa turma é o fato de ser um forró “no escuro”, como era conhecida a primeira formação da banda, pois todos os integrantes são cegos, sendo que alguns deles  integram a Associação dos Cegos de Santa Tereza.  Mero detalhe em meio ao som ritmado do forró, que é  capaz  de contagiar todo mundo na hora do show. Ligado às raízes do ritmo nordestino, clássicos como Alçeu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Gonzaguinha e Dominguinhos não faltam no repertório do grupo.

Com mais de 12 anos de carreira, a turma forrozeira é composta por Paulino (percussão e voz), Gerônimo (baixo e voz), Leonildo, conhecido como Léo Batera, Sebastião (violão), Felipe Atlas (flauta), Alessandra (percussão e voz) e Tinoquinho, o sanfoneiro da turma. Durante esse percurso, inúmeros foram os lugares por onde se apresentaram e prêmios conquistados.

A história musical dos integrantes da banda teve início, quando eles eram ainda alunosdo Instituto São Rafael (Escola Especializada para Deficientes Visuais em Belo Horizonte). Formada em 1998,  o grupo já realizou, desde então, mais de 500 shows e gravou três CDs, sendo o terceiro acústico. No Brasil, tem se apresentado em casas noturnas e eventos nos Estados de Minas, Sergipe, Paraíba, São Paulo, Rio e Santa Catarina.

Arrastá pé em Londres e Turquia

O Forró Bão Dimais já se tornou internacional  e apresentou em Londres e na Turquia, participando do encontro Very Special Arts, onde seus músicos fizeram a diferença, mostrando o contagiante som do nosso forró pé de serra.  O Very Special Artes tem como objetivo valorizar o artista com deficiência e mostrar que por meio da música e da arte é possível resgatar o pleno potencial humano e produzir meios de interação.

Em 2004 representou o Brasil no V Arts Festival, em Washington, Estados Unidos, o grupo concorreu com mais de 700 artistas de várias partes do mundo, tendo sito a única classificada da América Latina. Durante esse evento, eles realizaram duas apresentações no Apolo Stage, situado em espaço

Em 2011, a banda foi contemplada com o prêmio ARTE E CULTURA INCLUSIVA 2011, edição Albertina Brasil, promovido pelo Ministério da Cultura com o tema “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”. Ano passado eles também receberam uma homenagem na Câmara Municipal, onde ganharam um certificado de Honra ao Mérito em reconhecimento aos anos de serviços prestados à divulgação e defesa das pessoas com deficiência através da música.

Acho que você não vai querer ficar de fora desse forró mió de bão, né mesmo?! A cobra e a chuva podem até ser mentira, mas o Arraiá de Santa Tereza   é mais do que verdade e está confirmadíssimo! Venham aproveitar!

 

Anúncios