Um domingo na Praça de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Um domingo na Praça de Santa Tereza

Um domingo na Praça de Santa Tereza, coisas de Santê

A Praça Duque de Caxias, mais conhecida como Praça de Santa Tereza, cada dia nos traz uma surpresa quase sempre boa, relacionada à cultura  e à gentileza. Claro que nem tudo são flores,  mas,  raramente presenciamos cenas de vandalismo e violência. É um espaço democrático, em que cabem todas as tribos e que confirma o dito do poeta baiano Castro Alves de que “A praça é do povo como o céu é do condor”.

A tarde deste domingo, dia 9 de abril, foi um retrato do que é a nossa Praça de Santa Tereza. Como sempre cheia de pais, mães, vôs e vós, com suas crianças, andando de bicicleta, correndo pra lá e pra cá, jogando bola.  Famílias, namorados, gente nova, idosa, amigos,  simplesmente passeando, curtindo sentar nos bancos, prosear e tomar a fresca.

Em um lado, a turma das Pandeirista, grupo de mulheres, aprendendo a tocar pandeiro. Do outro os artistas do Hahaha, apresentando um espetáculo pra criançada, cujas gargalhadas enchiam de prazer até os mais caras fechadas.  Mais no centro, o pipoqueiro, lançando no ar o cheiro da pipoca recém-estourada. Cheirinho de infância no interior. No outro canto, a bicicleta doce da Renata Aguillar, fazendo a festa de quem ama um bom brigadeiro.

É impagável você estar ali em meio a tudo isso, com as pessoas passando e lhe dizendo boa tarde, como vai, mesmo aquelas que você não sabe nem o nome. É como se estivéssemos em um mundo à parte, longe da correria, da maldade, do egoísmo, do preconceito e da violência, que hoje é quase rotina nas grandes cidades. Isso nos faz renovar as energias e crer que a paz ainda pode ser encontrada bem perto de nós. É só deixar a simplicidade entrar na alma e na mente, que os olhos acham logo e a paz invade o coração, diria Gil e Donato.

Coisas de Santê!

Anúncios