Infraestrutura do Carnaval de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Infraestrutura do Carnaval de Santa Tereza

Saiba como foi organizada a infraestrutura para a folia no bairro

Para assegurar uma temporada de festa carnavalesca com tranquilidade e segurança no bairro de Santa Tereza, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, órgãos públicos municipais traçaram um esquema tátil integrando suas ações. O Carnaval de Belo Horizonte tem sua programação em maior parte elaborada de forma espontânea, pelos blocos populares que vêm aumentando a quantidade a cada ano, assim como o número de visitantes à cidade. O desafio da prefeitura é, portanto, assegurar uma estrutura adequada para acolher os blocos, os foliões e conter os impactos negativos aos moradores. A expectativa, conforme o cadastro da Belotur, é de que mais de 60 blocos carnavalescos passem pela Região Leste entre sábado e quarta-feira, sendo 22 em Santa Tereza.

Para traçar o planejamento, a Belotur (Empresa Municipal de Turismo) se reuniu com blocos do bairro e de várias regiões, discutindo trajetos, público e outras características. A partir daí, organizou o evento junto a órgãos municipais responsáveis por organizar a estrutura da cidade, considerando cadastros e roteiros dos blocos, os ambulantes, as atrações dos palcos e os desfiles da Afonso Pena.

Nos locais por onde passa a folia, a BH Trans fará o suporte, fechamento, sinalização e monitoramento de vias. A SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) fará a limpeza urbana e coleta, além de realizar campanha de educação ambiental durante o carnaval. O COP (Centro de Operações da Prefeitura), com cerca de mil câmeras de monitoramento, vai acompanhar em tempo real a movimentação da cidade, fazendo rápido repasse às equipes dos órgãos envolvidos na coordenação do Carnaval.

Comandante Welerson apresenta o plano, em reunião com a comunidade

Segurança

No quesito segurança entra em cena a Guarda Civil e a Polícia Militar, que estão empenhadas em cobrir com reforço as áreas mais visitadas no Carnaval. Segundo o tenente coronel Welerson Conceição Silva, comandante do 16º Batalhão, “o carnaval em Santa Tereza irá seguir as normas estabelecidos pelo Tac (Termo de Ajuste de Conduta), com harmonização entre os organizadores dos blocos e demais órgãos públicos, afim de que a festa transcorra da melhor maneira possível com segurança, alegria e sem transtornos”. O horário de dispersão é a partir das 18h e ainda de acordo com ele, “a PM trabalhará para manter a segurança dentro de um diálogo respeitoso e diante do compromisso e da responsabilidade social de todos, representantes dos blocos e órgãos da prefeitura”.

Serviços integrados

Gilberto Castro, diretor de eventos da Belotur, respondeu  nossas perguntas em relação à estrutura montada para o Carnaval no bairro. Confira:1 – Como será a estrutura preparada para Santa Tereza durante o Carnaval?  Para Santa Tereza estão previstos a instalação de sanitários químicos permanentes durante o Carnaval do dia 24/2 ao 1º/3, sendo a limpeza e manutenção feitas diariamente. Em relação ao trânsito, a BHTrans tem uma operação especial para o bairro, com DOT específico para a festividade. A SLU terá uma escala diferenciada para atender não somente a limpeza após o desfile dos blocos de rua, como também um reforço do seu efetivo para a região. PMMG e Guarda Municipal com efetivo no bairro a fim de garantir a preservação dos patrimônios públicos do bairro e segurança dos foliões e moradores.  

Gilberto Castro, da Belotur

2 – Houve algum acerto com a PM, a BH Trans e a SLU, para atuação conjunta? Sim. Todos os órgãos estão completamente alinhados no planejamento de operação e trabalhando na mesma ferramenta de georreferenciamento, elaborada e produzida pela Belotur.   3 – Quantos banheiros químicos e em que locais serão colocados? Atenderemos todos os blocos cadastrados, colocando sanitários químicos nos trajetos, na Praça Duque de Caxias, Praça Ernesto Tassini e outros locais que identificarmos necessários o reforço.   4 – Há restrições ou orientações específicas para trajeto de blocos? Analisamos bloco a bloco para adequar, da melhor maneira possível, os itinerários com a rotina do bairro, respeitando o DOT especial de Carnaval, bem como as possibilidades para desvio do transporte público que atende o bairro. A análise do percurso cadastrado pelos blocos foram analisados em conjunto com a BHTrans. Uma das diretrizes é evitar bloqueio de grandes corredores de acesso, como a Avenida do Contorno e a Silviano Brandão, por exemplo, e também regiões hospitalares.   6 – Quanto ao horário limite para finalização de desfiles e execução de música, será 20h? Sim, de acordo com o TAC (termo de ajuste de conduta) expedido pelo Ministério Público em relação ao bairro Santa Tereza, os blocos deverão finalizar o som às 18h, com uma hora de tolerância para dispersão.

O maior Carnaval de Belo Horizonte

A Belotur (Empresa Municipal de Turismo) estima que este seja o maior Carnaval que Belo Horizonte já teve. A expectativa de público é de mais de 2,4  milhões de pessoas nas ruas.
Número de blocos cadastrados: 350;
Número de desfiles de blocos de rua: 413;
Instalação de banheiros químicos: 10 mil diárias (masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais)
Transporte gratuito: 20 ônibus plotados, sendo 14 circulando na Avenida do Contorno e os demais descentralizados, entre 24 e 28 de fevereiro.
O metrô funcionará até às 2h durante todos dos dias do Carnaval.
9.400 ambulantes cadastrados.

Anúncios