Moradora de Santa Tereza produz arte em palitos de fósforos - Santa Tereza Tem
Logo

Moradora de Santa Tereza produz arte em palitos de fósforos

Santa Tereza Tem Atelier em grande quantidade e diversidade, e dessa vez entrevistamos uma artista que faz lindos trabalhos em miniatura

Artesã Juanita
Juanita em seu atelier. Fotos: Brígida Alvim
Arte Juanita 2
Palhaço esculpido por Juanita

A argentina Juana Curia, Juanita, se dedica a fazer miniesculturas em palito de fósforo desde 1990. A arte lhe exige paciência, concentração e habilidade manual. Suas ferramentas de trabalho são madeira de palitos de fósforo, lâmina de barbear para esculpir, cola branca e tinta.

As obras são emolduradas em cápsulas de vidro, casca de nozes, minicabaças, sementes, minigarrafas, vidros de perfumes, caixinhas de madeira, ampolas. Os temas mais comuns são animais, personagens infantis, imagens sacras, oratórios e presépios.

Arte Juanita 3
Presépio em casca de nozes

Miniescultura em palito de fósforo é uma arte rara, com poucos representantes no país. “Tenho quase certeza de ser a única mulher no Brasil e homens são poucos. Eu amo meu trabalho! Por meio dele me tornei independente, viajei para muitos lugares, conheci muita gente, criei meus filhos”, conta Juanita.

Tranquilidade em Santa Tereza

Juanita nasceu na Terra do Fogo, ilha argentina, e de lá saiu em 1988, para que os três filhos pudessem estudar. Foram para Buenos Aires, capital do país, onde ela aprendeu, com um artista chileno, a técnica de escultura em madeira de palitos de fósforos. Satisfeita com oportunidades de participar de feiras de artesanato no Sul do Brasil, em 1991 mudou-se para Porto Alegre e há sete anos fixou-se em Belo Horizonte.

Arte Juanita 1
Palhaços e bichos servem como objetos decorativos e lembrancinhas

Atualmente reside e tem seu atelier em Santa Tereza. “Morei no centro da cidade e há dois anos me mudei para Santa Tereza. Estou apaixonada pelo bairro, que é muito propício para meu processo criativo. A tranquilidade favorece a criatividade”, compara Juanita.

Juanita na feira
Vendendo empanadas na feira do Mercado Vivo + Verde, em Santê

Um dos filhos dela, Santiago Calonga, é seu discípulo e reconhecido escultor. Atualmente ele administra um empreendimento próprio na área gastronômica, o Arcângelo Bar, no Edifício Maletta, e conta com a ajuda da mãe. Duas vezes por semana, Juanita vai ao local para preparar empanadas, famosa especiaria argentina, que também faz por encomenda e para vender em feiras.
Juanita participa das feiras livres de Santa Tereza e muitas outras pela cidade. Além disso, atende a encomendas que lhes chegam de outros lugares e países, por admiradores e colecionadores de miniesculturas.

Contatos e encomendas podem ser feitos no facebook, pela página Carinho Santo.

Anúncios