Casas de gestantes recebem telas de proteção com inseticida - Santa Tereza Tem
Logo

Casas de gestantes recebem telas de proteção com inseticida

Por Portal PBH

telas_gravidas_Leo Rodrigues-Agência Brasil

Foto: Leo Rodrigues – Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde adotou uma medida pioneira para proteger as gestantes do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Telas de proteção com inseticida em janelas de residências onde residem gestantes já começaram a ser instaladas para protegerem aquelas que estão no início de suas gestações.

A prioridade, na instalação dessas telas, é para grávidas que moram em locais de confirmação de circulação do zika vírus e que estejam no primeiro ou segundo trimestre de gestação. A proteção já foi instalada em cinco residências localizadas nas regionais Norte e Leste.

O secretário Fabiano Pimenta acompanhou nesta quarta-feira (09/03) a colocação de telas na casa de duas gestantes no Bairro Jardim Guanabara (Regional Norte). Durante a operação, ele falou da importância da medida. “É mais um importante instrumento, além de todas as ações que o município realiza, para reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e também evitar o contato do mosquito com as pessoas. Entendemos que a tela é extremamente importante para as gestantes em áreas com circulação de zika”, afirmou.

A tela oferece dupla proteção por representar obstáculo de barreira física e bioquímica ao Aedes aegypti. O equipamento consiste em uma tela de malha fechada impregnada por produto inseticida que contém cipermetrina e polietileno não inflamável. Ela tem validade de cinco anos ou 20 lavagens.

As gestantes de áreas de risco são identificadas nas consultas de pré-natal e as Equipes de Saúde da Família acompanham o processo e orientam a instalação. As gestantes assinam um termo de consentimento para a instalação. A tela tem certificação ISO 9000 e 2000 e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A eficácia da tela é atestada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Casa protegida

A residência da dona de casa Augusta Marilia Costa, no Bairro Boa Vista (Leste), é uma das que já receberam tela de proteção. No mesmo terreno vivem três famílias, inclusive a sua neta Carine Costa, que está grávida. “Esse mosquito é muito perigoso não queremos que a criança nasça com problema. Agradeço muito pela instalação dessa tela.”

Carine Costa conta que também tem tomado seus cuidados para evitar a picada do mosquito. “Acho muito importante receber essa tela para a saúde do meu bebê, não quero que ele tenha deficiência. Mas eu também me cuido com repelente, mantemos a limpeza e não deixamos água parada.”

 

Anúncios