Praça ganha novos adotantes - Santa Tereza Tem
Logo

Praça ganha novos adotantes

Praça ganha novos adotantes, que se responsabilizam pelo cuidado com canteiros dos jardins

Aquela história das formigas, que se juntam para carregar um alimento mais pesado para o formigueiro, é mais ou menos o que está acontecendo naa Praça Duque de Caxias. Pouco a pouco as pessoas estão se unindo para cuidar do espaço, que afinal é de todo mundo.

Começou com a moradora do bairro e estudante de biologia, Júlia Marques, que decidiu, dentro do Projeto Adote o Verde da  Regional Leste, criar o MAP, Mãos à Praça, um movimento, visando envolver os moradores e comerciantes na preservação da  manutenção da Praça de Santa Tereza.

Assim, em dezembro, as moradoras, Eliza Peixoto, jornalista do Portal Santa Tereza Tem, e Lívia Ladeira, coordenadora da Escola Park Idiomas, se uniram e adotaram o canteiro em frente à igreja. Nele são plantadas apenas rosas, uma homenagem a Santa Teresinha, a santa das rosas e uma das padroeiras do bairro. Várias pessoas e a paróquia colaboraram doando mudas e desde dezembro foram plantadas em torno de 70 roseiras, contando aí as que foram repostas no lugar das que foram roubadas.  Atualmente, são 35 roseiras, que contam com o zelo do jardineiro da PBH, o Douglas, das garis, que varrem a Praça, dos moradores de rua, principalmente, o Juscelino de Freitas.

praça canteiro pelado

O canteiro antes da adoção

hoje

O canteiro atualmente

O trabalho de recuperação dos jardins conta também com o apoio do Padre Márcio Ribeiro, da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, e dos funcionários da Regional Leste, Beatriz, Stela e Valjean Lopes da Silva, este último morador do bairro.

plantando

Plantação do canteiro de plantas aromáticas

grupo

Pose para a foto depois do trabalho feito

E assim, de pouco em pouco, os jardins da Praça começam a mudar a cara. No lugar da terra seca já há grama verdinha e algumas flores já colorem o lugar. Resta agora, que os frequentadores colaborem fazendo coisas básicas: não arrancar flores, não levar as mudinha pra plantar em casa, limpar o cocô do cachorro e não jogar lixo, como papel, guimba de cigarro, resto de lanches e outras coisas mais nos canteiros.

Para saber mais sobre o Movimento Mãos à Praça e como adotar um canteiro acesse a página do Facebook.

Anúncios