Crianças plantam flores em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Crianças plantam flores em Santa Tereza

Crianças plantam flores em Santa Tereza durante o evento Encontro Fraternidade e Vida

arthur

Arthur Emanoel Fonseca Foto: Eliza Peixoto

Parafraseando Nelson Mandela, de que ninguém nasce odiando, mas aprende a odiar, podemos dizer que  as pessoas não nascem com o espírito de destruição e vandalismo do bem público, por isso precisam  ser ensinadas desde criança a preservar a vida, o meio ambiente, a saúde, a humanidade.  Assim, é necessário, que os pais principalmente e as escolas ensinem o cuidado com o patrimônio público e o meio ambiente deste a mais tenra idade. Esta foi uma das propostas desenvolvida durante o evento Encontro Fraternidade e Vida, promovido pela Paróquia de Santa Tereza, no dia 10, quarta-feira.

As crianças, que brincavam na Praça foram convidadas pelo palhaço Bibica, morador de Santa Tereza, a plantar grama amendoim em um canteiro dedicado a elas.  Quase faltam mudas para atender à meninada que se dispôs a colocar a mão na terra. Foram também plantadas mais 10 mudas de rosas doadas pela Paróquia e moradores do bairro, no Canteiro das Rosas, adotado pelo Santa Tereza Tem e a Park Idiomas.

Os primos Arthur, Renan e Amanda estavam entre os mais entusiasmados em plantar e cuidar do canteiro. Arthur (com th, esclarece ele) Emanoel Ferreira Fonseca Palhares, 7 anos, comentou com segurança que “muito legal, porque a gente pode ver a plantinha desenvolver. Toda vez que vier à praça vou trazer água e molhar. Se alguém tiver pisando vou falar assim: não faz isso, a planta vai dar ar pra todo mundo”.

Marisa Fonseca, mãe de Arthur, achou a ideia perfeita, porque “precisamos, nós adultos cuidar do meio ambiente e ensinar aos filhos a necessidade de preservar o verde, o planeta. Isso aqui hoje é um grande incentivo à preservação da Praça, que é um espaço de todos nós”.

A ação contou com o apoio da Regional Leste, da adotante da Praça, Júlia Marques e o movimento Mão á praça e do Santa Tereza Tem.

Encontro Fraternidade e Vida

Durante o Encontro, que marcou o início da quaresma na igreja católica e o lançamento no bairro da Campanha da Fraternidade, outras ações foram desenvolvidas com foco no tema deste ano: “Casa comum, nossa responsabilidade”, direcionado à preservação ambiental e à discussão sobre a situação do saneamento básico em todo o país.

Além das cerimônias religiosas, os participantes tiveram orientação sobre saúde, aferição de pressão e medição de glicose, espaço para descarte de lixo eletroeletrônico, brinquedos gratuitos para as crianças. O projeto Leitura na Praça esteve presente, estimulando o hábito da leitura entre adultos e crianças.

 

Anúncios