Praça de Santa Tereza recebe Festival de Inverno da UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Praça de Santa Tereza recebe Festival de Inverno da UFMG

Praça de Santa Tereza recebe Festival de Inverno da UFMG, com aulas abertas de música, pintura, teatro e escrita, dentre outras atividades gratuitas

A Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, irá receber atividades gratuitas da 47ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais. Dos dias 20 a 24 de julho, segunda a sexta, irão acontecer no local as aulas abertas do Festival.

As aulas abertas são encontros, nos quais qualquer pessoa pode participar para desenvolver exercícios de dança, pintura, música, improvisação teatral e performances. São nove aulas diferentes, ministradas por professores da UFMG, de outras universidades e grandes nomes da cultura brasileira.

Além da Praça de Santa Tereza, as aulas abertas acontecem na Praça da Liberdade e no Parque Municipal. A programação completa das aulas e do Festival está no site https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/, no qual é possível fazer as inscrições.

Programação Praça Duque de Caxias, Santa Tereza

BlackA 2
Black A ministra aula de cultura hip hop

20 de julho
14h – IMPROVISAÇÃO TEATRAL, com Mariana Muniz (UFMG)

21 de julho
9h – PARE, OLHE E VEJA: QUE ESPAÇO É ESTE ONDE NÓS ESTAMOS?, com José Sávio Oliveira de Araújo (UFRN)

16h – CANTANDO E CONTANDO A HISTÓRIA DO SAMBA, com Denísia Martins (MG)

22 de julho
9h – PARE, OLHE E VEJA: QUE ESPAÇO É ESTE ONDE NÓS ESTAMOS?, com José Sávio Oliveira de Araújo (UFRN)

14h – DESUNIFORMIZADOS: um pelotão mal visto, com Christina Fornaciari (UFMG)

23 de julho
9h – LOCKING E BOOGALOO, com Black A (Luiz Fernando Nunes Bernardo)

14h – O ESPAÇO DA PINTURA NA CIDADE, com Janaína Rodrigues (MG)

16h – PRÁTICA DO SENSÍVEL: DANÇANDO E DESENHANDO NO ESPAÇO, com Dudude Herrmann (MG)

 24 de julho
16h – O SOM DOTAMBOR MINEIRO, com Maurício Tizumba (MG)

 25 de julho
9h – PRODUÇÃO DE TEXTO – A ESCRITA CRIATIVA, com Ronald Claver (UFMG)

Abertura do Festival acontece na próxima sexta-feira

A abertura do Festival de Inverno será no dia 17, sexta-feira, no campus da UFMG, na Pampulha, quando acontece uma homenagem ao dramaturgo João das Neves, com exposição de trechos de espetáculos, canções, narração e projeções de imagens. Também irá acontecer uma homenagem à artista plástica Yara Tupinambá, com uma exposição comemorativa da sua trajetória e produção artística. Ainda na noite de sexta-feira, haverá espetáculo de dança com a Cia Mimulus.

Cortejo ocupa centro de BH no sábado

A região central da cidade também será palco do grande cortejo do Festival de Inverno. O cortejo é uma festa que mistura bloco de carnaval, corais, cenas de teatro e palhaços, dentre várias outras expressões artísticas. O cortejo tem início às 15h, no dia 18 de julho, sábado, e irá sair do Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, descer a avenida João Pinheiro e seguir até a Praça Afonso Arinos, próximo ao parque Municipal. Mais tarde, às 20h30, no Teatro Francisco Nunes, dentro do parque, o músico Maurício Tizumba apresenta o show “O Som do Tambor Mineiro”, totalmente gratuito.

Domingo repleto de atividades e shows na Pampulha

Já no dia 19, domingo, a UFMG rá se abrir para a comunidade com o Domingo no Campus. Serão nove horas de programação gratuita no campus Pampulha com shows musicais da Banda Djambê e o “Pétala – voz e violão”, da dupla Rafael Silva e Raíssa Ferreira; apresentação de teatro “Intermitentes ou vai e vem”, do grupo Teatro&Cidade; cortejo musical Dixieland, com o grupo Barroco Jazz Band; apresentação de palhados da A2 – Cia. da Bobagem. O domingo termina com uma palestra musical do renomado artista José Miguel Wisnik, às 20h, no Conservatório da UFMG, na Afonso Pena.

Anúncios