Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - Santa Tereza Tem
Logo

Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

??????????

A ligação é gratuita e a identidade de quem denuncia é preservada

Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é hoje, 15 de junho. A data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra o idoso, garantindo que essa parcela da população leve uma vida saudável e com dignidade. Pelo Disque 100, serviço que funciona 24 horas por dia, a violência contra o idoso pode ser denunciada. A ligação é gratuita e a identidade de quem denuncia é preservada.  

Segundo a referência técnica em Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Viviane Rogel, o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa é dever de toda a sociedade. “O idoso pode se tornar uma vítima fácil por, em muitos casos, depender dos familiares e da comunidade em diversos aspectos, seja nos cuidados com a saúde, nas relações sociais, seja em razão da dependência financeira. Por isso é tão importante que a população se mobilize e denuncie qualquer tipo de abuso”, afirma. 

Além da violência física, idosos também podem ser expostos a agressões psicológicas, como ataques verbais ou humilhações. O abuso sexual e a negligência são outros exemplos de violência contra o idoso, além do abuso financeiro e econômico. Também é importante ficar atento para situações em que o idoso se autonegligência, recusando cuidados necessários com a própria saúde e bem-estar.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES), por Jéssica Gomes.

 

 

Anúncios