PMMG apresenta planejamento para o carnaval 2015 em BH - Santa Tereza Tem
Logo

PMMG apresenta planejamento para o carnaval 2015 em BH

As estratégias e o planejamento para o período de Carnaval foram apresentados na manhã desta quinta-feira, dia 12, na 1ª Região Integrada de Segurança Pública – RISP. Entre as ações previstas pela Polícia Militar está o aumento do efetivo na Capital e cidades do interior, que têm maior expectativa de público. No total, cerca de seis mil policiais militares serão empenhados na Capital e o efetivo de 43 mil homens e mulheres estará disponível em todo o Estado. Na Capital, será um aumento de mil homens nas ruas em relação ao ano passado.

O comandante do Policiamento Especializado – CPE, Coronel Ricardo Machado, garantiu que todas as unidades que integram o CPE estão prontas para atuação, na Capital e nas regiões de Minas Gerais, inclusive as cinco aeronaves, que têm bases em pontos estratégicos do Estado.

A Corporação vai contar com os 43 mil policiais militares, que serão empregados nos quatro dias de carnaval, com reforço, ainda, nas estradas para o trabalho repressivo e preventivo.  Para este reforço, serão empenhados os policiais militares da Academia de Polícia Militar e da Administração. A instituição também suspendeu as férias de todos os militares neste período.

 A Polícia Militar de Minas Gerais também cuidará do meio ambiente, em locais que atraem aglomeração de pessoas como cachoeiras, lagoas e represas, cidades que esperam o maior número de foliões, intensificando abordagens visando prevenir o crime, o porte ilegal de armas, crimes contra o patrimônio, arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais.

 “Esperamos que os turistas aproveitem. Toda a nossa tropa está preparada e motivada”, enfatizou o oficial. Segundo o comandante, as atenções serão voltadas principalmente para o trabalho preventivo e a alocação dos militares vai depender do estudo e análise de cada situação.

CAPITAL

 O Coronel Cícero Leonardo da Cunha, que está à frente do Comando de Policiamento da Capital – CPC, lembrou que a PM antecipou suas ações para o período e, na semana passada, distribuiu dicas de proteção à comunidade.  Peças foram impressas ainda para serem afixadas em locais específicos. “Pedimos ao folião que adote as medidas de autoproteção, observando as dicas da PM. Vamos tentar reduzir os registros de furtos e roubos. Estamos orientando a população para que ela participe”, salientou o comandante.

  Segundo o oficial, a preocupação da PM se estende às crianças. Ele sugeriu que os pais coloquem nos filhos um crachá de identificação e os orientem a procurar a PM, caso algo aconteça. Também orientou o folião a entrar em contato com a Polícia Militar, diante que qualquer situação de anormalidade.

  De acordo com o comandante, serão seis mil policiais nas ruas, trabalhando com a estratégia de manter a visibilidade. Na Região Central e no Bairro Santa Teresa, os militares usarão um capacete branco e o giroflex da viatura sempre ligado, para facilitar sua localização e identificação. “Nossa expectativa é que seja um carnaval tranquilo, devido ao perfil do mineiro, que sai em blocos, geralmente reunindo amigos e familiares, mas sempre tem alguém querendo atrapalhar esta brincadeira e estamos prontos para atuar.  A orientação ao PM é ajudar a promover um carnaval seguro”, disse.

REFORÇOS

 A Polícia Civil também apresentou a estratégia de ação para o período. A delegada geral Rita Januzzi adiantou que durante todo o carnaval as Centrais de Flagrante 1 e 2, no Bairro Floresta, estarão com os plantões reforçados. “Já foram lançados mais de mil policiais, inclusive, alguns que estavam de férias. Também a Delegacia Virtual será uma aliada da Polícia Civil, facilitando a vida do cidadão para registro de perda ou extravio de documentos e objetos pessoais, acidentes de trânsito sem vítimas, danos simples como depredações e pichações, que não sejam provocados com violência e comunicação de pessoas desaparecidas”, frisou a delegada.

O delegado Luciano Vidal, coordenador Operacional da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, afirmou que a Polícia Civil terá na Capital seus plantões reforçados, uma perícia com equipe multidisciplinar, peritos especializados, duas aeronaves e o Grupo de Pronta Resposta.  No interior, a ação também será incrementada com um contingente extra. “O reforço será dado para os plantões para que todas as questões sejam tratadas com celeridade”, assegurou.

 O Comando do Corpo de Bombeiros está preocupado com afogamentos e com os acidentes de trânsito. “Nossa meta é diminuir o tempo de resposta”, disse o Major Rubem da Cruz, assessor de Comunicação Organizacional do CBMMG. O efetivo de 6.300 homens estará de prontidão, sendo que 2.200 trabalharão na RMBH. A grande expectativa é reduzir os registros de afogamentos: em 2014, foram 21 casos registrados no carnaval. Em 2013, 24, no mesmo período. Para reduzir o tempo de atendimento, todo o efetivo e a capacidade produtiva do Corpo de Bombeiros serão empregados.

Informações do portal da PMMG -Márcia Cândido

Anúncios