Releitura da capas dos Lps do Led Zeplin by Geraldo Veneroso - Santa Tereza Tem
Logo

Releitura da capas dos Lps do Led Zeplin by Geraldo Veneroso

Trabalho  do designer mineiro faz sucesso na revista Gráfica Arte Internacional

 GEDSC DIGITAL CAMERAO designer gráfico mineiro, Geraldo Veneroso, tem, entre várias paixões na vida, duas lhe extremo prazer, a arte gráfica e a música. Unindo as duas, ele realizou um belo trabalho, repaginando as capas dos antigos Lps da banda britânica Led Zeplin, que foi recentemente publicado na renomada revista “Gráfica Arte Internacional”.

Ele conta que “há alguns anos, na tentativa de  sair da rotina e aliviar as pressões habituais no trabalho diário como designer gráfico, resolvi unir duas de minhas paixões: a arte e a música. Apesar de não atuar comercialmente como capista de discos, comecei de forma despretensiosa a repaginar algumas capas dos meus CDs e LPs favoritos  e com o passar do tempo, o resultado tornou-se satisfatório, além de me proporcionar um grande prazer.”  .

Assim, ele produziu uma série de imagens, uma releitura para as capas dos discos (Lps), que compõem um box da banda britânica Led Zeppelin. Lançado no Brasil pela gravadora EMI nos anos 90, trazem os quatro primeiros registros fonográficos da banda em cinco discos. Geraldo explica que visualmente o material não fazia justiça à qualidade sonora do grupo e por isso decidiu torna-lo mais atrativo. 

geraldo veneroso capa 3Para isso, depois de vasculhar um banco de imagens, escolheu a atraente figura da escultura de um anjo, que foi utilizada como elemento principal no seu projeto. O anjo, segundo ele representa um dos símbolos do grupo britânico, o personagem mitológico Ícaro.  “A partir daí, tive a ideia de utilizar, agregando ao personagem, os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar (um em cada capa). Como o material possui 5 Lps, dei o nome para este 5º  disco de “quinto elemento”, sem contudo ligá-lo visualmente a algo específico” explica o designer.

Vale lembrar que em 1971, os membros da banda escolheram 4 símbolos (cada um representando um integrante do quarteto), que também tiveram a sua releitura pela criatividade de Geraldo Veneroso.

geraldo veneroso boxAlém dos diversos elementos utilizados, existe ainda em cada capa, um trecho de letra de música do conjunto, remetendo ao elemento que cada capa representa. Da mesma forma, Geraldo repaginou a capa livreto original que traz uma breve biografia da banda. Nesse caso, o texto foi substituído por outro, extraído do site da revista Rolling Stone Magazine e posteriormente traduzido.

 

geraldo veneroso 3Depois da nova leitura das capas, o designer fez também uma caixa para acondicionar os Lps e o livreto. Apesar da beleza do material, infelizmente não é comercializado para o público. Mas os apaixonados pelo rock e pela banda Led Zepplin poderão adquirir brevemente posters e camisas com as imagens criadas.

 

Sobre a revista Gráfica Arte Internacional

 É a mais importante revista de artes gráficas e design do Brasil, reconhecida mundialmente no segmento. Criada e editada pelo premiado designer gráfico, ilustrador e cartunista, Osvaldo Miranda (Miran), nas páginas da revista já foram publicados trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte nacional e internacional, sempre em edições exclusivas.

 

 

Anúncios