Cláudio Costa Val, o cineasta de Santé, lança três curtas neste sábado - Santa Tereza Tem
Logo

Cláudio Costa Val, o cineasta de Santé, lança três curtas neste sábado

O cineasta, músico, compositor e ator Cláudio Costa Val terá, segundo ele, dois dias bastante agradáveis, fazendo o que mais gosta: música e cinema. Na sexta, 24, a Banda Mariachi Sin Tequila, da qual é integrante, faz show no Los Mariachs Mexican Bar. Já no sábado, 25, será a estreia de três filmes dirigidos por ele, às 22h, no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537).

1 – “Karren Abdul-Jabbar ou O Filme das Probabilidades”, uma comédia, curta metragem.
Sinopse: Você acredita em probabilidade? É capaz de medir a razão e o indício que fazem supor a possibilidade de um fato? Provavelmente, não. 

Elenco: Cláudio Costa Val, Lu Lopes, Ronaldo Jannotti, Mariana Câmara e Sebastião Bicalho. 

2 – “Noite Feliz”, um drama, curta-metragem

Sinopse: Família se reencontra para celebrar outro Natal. Mas, desta vez, as consequências podem ser desastrosas. 

Elenco: Gislaine Márcia Moreira, Alberto Peninha, Dolores Magdalena Rodrigues, Carlos Luciano Magno e Walkson Alfredo Viana. 

3 – “Radu Pompescu”, suspense, média-metragem

SINOPSE: O presente, às vezes, tem raízes que remontam aos tempos antigos. As razões se perdem no passado, mas há momentos que nunca se apagam. 

Elenco: Douglas Lucas Sangy, Paula Santiago, Ronaldo Jannotti, Beto Militani, Nivaldo Pedrosa, Evandro Antunes, Sebastião Bicalho, Yasmin Silveira e Edmundo Silveira.

Os filmes todos feitos com recursos próprios e trabalho voluntário dos profissionais que participaram das filmagens.  No elenco e na parte técnica atuam alguns  profissionais amigos de Cláudio e outros egressos da Escola Livre de Cinema em Santa Tereza.  

Quem é Cláudio Costa Val

claudio costa val

Cláudio, que também dirige a Escola Livre de Cinema e a Produtora de vídeos Tatanka, com sede em Santa Tereza, tem sua vida ligada à sétima arte desde criança, quando curtia assistir, junto com seu pai aos filmes de bang-bang.

Em 1995, ao entrar para o curso de comunicação da FAFI BH, de cara juntou os colegas para fazer como trabalho de grupo um curta. Mas logo deixou o curso. Para forçá-lo a estudar sua mãe, Tereza, propôs a troca de um diploma em Administração, por um contrabaixo. Claro que ele aceitou e fez a faculdade. De espírito inquieto, paralelamente estudou teatro no Teatro Universitário (TU), música na Fundação de Educação Artística e participou do primeiro “Oficinão” de teatro do Grupo Galpão Cine Horto, onde também  deu aulas mais tarde.

Já casado e com um filho, fez concurso para a Prodabel, passou e trabalhou lá por um tempo. Quando pediu demissão pegou o dinheiro do acerto e comprou uma câmara, um monitor e um tripé e começou a fazer vídeos, principalmente filmar peças de teatro. E nunca mais abandonou o cinema, apesar de ter exercido atividades paralelas, como cantar em bares ou dar aulas de teatro. Em 1998, conquistou uma bolsa para estudar cinema, na Espanha, na Agência Espanhola de Cooperação Internacional, durante seis meses.

Como já havia percebido que havia demanda na cidade por profissionais de cinema, criou a Escola Livre de Cinema, no Centro, na Rua da Bahia, que logo depois transferiu para Santa Tereza, à Rua Salinas, depois Bocaiuva e agora à Salinas, 2198.

Além dos três filmes que serão exibidos no Cine Humberto Mauro, Cláudio já produziu outros como, por exemplo, Retalhos de Taquaril (2010), lançado no Festival de Bonito com codireção de Sílvia Pinheiro. Projetos é o que não faltam, o que falta é recurso. Ele explica que “o ato de filmar atualmente é o menos complicado, o difícil é captar recursos, colocar no mercado e sobreviver de cinema. Se você lida com vídeos institucionais e de eventos até dá pra viver bem, mas filme autoral é complicado”.

Apesar de ter nascido e passado parte de sua vida no bairro Floresta, adotou Santa Tereza, onde vive desde 2004. Santa Tereza, segundo ele, “mantem cara de interior e é um celeiro de cultural, já tendo revelado inúmeros talentos para o mundo. Aqui as pessoas mantêm hábitos provincianos, como cumprimentar. É preciso conservar esse clima e evitar a verticalização do bairro, por várias razões, entre as quais o fato de ter ruas estreitas e não comportar o trânsito, que um processo de adensamento cria.”

Fica aqui o convite do Cláudio para a exibição de estreia dos três filmes, amanhã, sábado, às 22h, no Cine Humberto Mauro, com entrada franca.

Matéria relacionada

Uma década de cinema

Anúncios